sexta-feira, 20 de julho de 2007

Um "País" chamado Ibéria


Polémico como sempre, José Saramago deu o passado fim de semana uma entrevista ao DN em que defendia a integração de Portugal em Espanha. Segundo ele, isso com o tempo será inevitável. Passaríamos a ser um país dentro de outro país, tal como acontece hoje em dia com a Catalunha, Galiza, Andaluzia ou até mesmo o País Basco. O novo estado segundo a sua proposta passaria a designar-se, Ibéria.
Juro nada tenho contra os Espanhóis, mas confesso que sou um pouco patriótico. Mas sendo, no meu ponto de vista, uma proposta mais polémica do que outra coisa, tal qual muitos dos seus livros, ( o escritor já se tinha referido a este mesmo tema no livro "Jangada de Pedra"), não deixa de nos fazer pensar um pouco. É um facto que estamos a ser cada vez mais "invadidos" pelos Espanhóis, são eles que mais empresas abrem aqui deste lado. A nossa balança de transacções com Espanha já chega a quase 30% do valor das nossas importações/exportações. E nós vemos a olhos visto o grande desenvolvimento do lado de lá. Eles ganham mais e têm tudo mais barato do que nós. Então se em termos económicos estamos integrados neste novo pais chamado "Ibéria" porque não nos integrarmos politicamente ? De uma coisa tenho a certeza, seriamos muito mais bem governados do que até aqui o fomos. Quem sabe se o Saramago não terá razão.

6 comentários:

Stranger disse...

Tu e o Saramago que me desculpem, mas nesta NÂO têm razão! Mesmo nenhuma!

Anónimo disse...

sempre ouvi dizer de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos ,eu ate nem sofro desse patriotismo , mas acho que estas a ser tendencioso só porque é o Saramago que esta a defender essa ideia, pra alem disso para nos unir-mos a Espanha temos que evoluir mais economicamente senao corremos o risco de sermos sempre tratados como centro comercial deles. PORQUE É QUE NO PAIS BASCO A TANTO TEMPO HA QUEM LUTE PELA IMDEPENDENCIA ...

Anónimo disse...

Deves pensar que isto é a Republica das Banas não!!!Já não chega o gaijo temos na Madeira....

Unknown disse...

Temos que evoluir finaceiramente e não é pouco.

Rui Rebelo disse...

Ibéria é uma utopia. A realidade é bem pior. Uma potência a engolir economicamente outra. E com consequências inevitáveis ao nível da identidade cultural.

Turista disse...

Ui, ui Orlando, seria assim tão bom? Á primeira vista a ideia também me agrada mas pensando melhor.... Humm... Tenho muuuiiitas dúvidas!