quarta-feira, 4 de julho de 2007

" Belle Toujours "


Ontem dia 3 fui a convite de um grande amigo ver em antestreia o novo filme de Manuel Oliveira "Belle Toujours", na Gulbenkian. O filme homenagem a Luís Bunuel contou com a presença do realizador e do actor Ricardo Trepa. Fiquei impressionado com a vitalidade e a “juventude” deste homem que em 12 de Dezembro do ano que vêm completa 100 anos. É sem duvida o mais velho realizador vivo do mundo.
O filme propriamente dito é baseado num outro filme de 1967 “Belle de Jour” e pelo que vi recupera as duas principais personagens num reencontro, passados precisamente 40 anos.
Confesso que ia um pouco apreensivo pois não é o tipo de cineasta que mais me agrada, mas posso dizer que fiquei bastante impressionado pela positiva. Não deixa de ser um facto que a estrutura do filme seja muito parecida com as suas anteriores películas, aquela lentidão com que se desenrola a acção, a câmara raramente se move bruscamente, os movimentos são muito subtis, o focar de um determinado objecto ou os movimentos dos próprios actores, tudo isto filmado quase em tempo real, mas ai reside a diferença. Uma interpretação de actores excelente.
Sem duvida um realizador muito controverso, amado por uns, principalmente pelo público francês, criticado por outros, ele não deixa ninguém indiferente. Aconselho vivamente a verem o filme pois acho que nós aqui em Portugal criamos muito a imagem de que tudo o que ele faz é enfadonho, o filme têm a duração de 60 minutos não é longo. Boas Fitas.

3 comentários:

Anónimo disse...

ola estou a ver que andas muito activo estou a gostar de ver e ler

Stranger disse...

60 minutos? Bom, isso para o mestre deve ser uma curta-metragem.
Para mim, não há amor como o primeiro: Aniki! ("Pois também tu Teresinha pensas que eu roubei a boneca"?)

Anónimo disse...

Não deves ter percebido nada do filme, mas fica sempre bem e é muito intelectual, dizer que se gosta de Manuel de Oliveira.
Deves ter roncado os 60 minutos, mas apesar disso, e de nunca teres gostado dele, é um dos maiores.