quinta-feira, 5 de julho de 2007

Pior que isto só mesmo a "Escravatura"



Vai começar a discussão no Conselho de Concertação Social do Novo Pacote Laboral. Pelas propostas apresentadas pelo Governo do Eng. José Sócrates, daquilo que li e já ouvi, fiquei sem palavra.
São tantas as alterações que nem sei por onde começar. Primeiro que tudo o governo quer aplicar a tão apregoada Flexigurança, um modelo que se encontra em vigor nos países nórdicos, caso da Dinamarca e da Holanda.
O nosso querido governo quer mexer nos horários de trabalho. Os trabalhadores ficam à mercê dos patrões, estes podem ditar semanalmente qual o horário de trabalho a fazer pelo trabalhador, que pode ir até 10 horas por dia com intervalo de 30 minutos para almoço, leram bem 30 minutos de almoço, deixando se assim de pagar qualquer tipo de horas extraordinárias ou subsídios nocturnos. Podem os Patrões também e sem darem explicações ao trabalhador reduzir o seu salário. O subsidio de Férias e de Natal é para ser reduzido. Haverá uma liberalização dos despedimentos o trabalhador pode ser despedido por Inaptidão. Gostaria de saber como se despede um trabalhador por inaptidão??? A lei hoje em dia já contempla um período de experimentação que pode ir até 6 meses e ainda temos depois o contrato a prazo até 3 anos. Não será esse tempo suficiente para o patrão verificar se o trabalhador têm ou não aptidão. Estas são só algumas das propostas. Claro que tudo isto e o mais que para ai vêm não será tudo aprovado, porque o que se pretende é aplicar as mais gravosas para depois se dizer como o costume “ Podia ser pior” . Mas meus amigos pior que isto só mesmo a escravatura anterior ao século XIX. Um Grande Manguito Pro Governo.
O caminho sem duvida nenhuma é a Luta e o Esclarecimento. Não se deixem ir em cantigas, nem em falinhas mansas. Isto não é uma inevitabilidade como nos querem fazer crer.

2 comentários:

Stranger disse...

Se é para imitar os nórdicos, bem podiam começar pelos ordenados e , sim, pelos impostos, que eles não brincam em serviço. Impostos altos, mas com direitos!

Paula Chorão disse...

Concordo plenamente com a Filomena..., antes de mais começar por aí.
Há que mudar o sistema realmente, mas antes de mais mudar as mentalidades..., para além disso, é uma insanidade, querermos parecer aquilo que não somos e não temos..., Portugal continua a ser o país das aparências.. da ganância do "SER e do "TER", e isto vê-se nas medidas, com que temos vindo a compactuar, sempre sob comando de ideais e países ultra-desenvolvidos, e parece que, por escárnio, temos estado à frente de tudo, sem termos a noção da nossa própria realidade.
"ANDAMOS AO SABOR DO VENTO, SEM NOS PREOCUPARMOS DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI".