terça-feira, 20 de novembro de 2007

"Por qué no te callas" Rei


Esta semana o programa semanal da RTP "Prós e Contras" foi alusivo á celebre frase do Rei de Espanha atirada para o Presidente Hugo Chávez em plena conferência Ibero-Americana. Fátima Campos Ferreira convidou dois espanhóis (que falavam espanhol e tudo, até parecia que estava a ver a TVE) para o debate. Agora parece que somos obrigados a entender a língua de Cervantes, enquanto que eles dizem sempre "que no te entendo", pelos vistos nós temos de os entender. Tirando a animação do debate feita por estes nossos "irmãos" ibéricos, os convidados portugueses, esses coitadinhos, estudaram todos pela mesma cartilha, não ouve direito ao contraditório. A opinião foi unânime: Chávez é um ditador e o Rei e Zapatero são os democratas. Não estou a por em causa o direito do povo Espanhol em ter uma Monarquia que até foi sufragada nas urnas, nem tão pouco a legitimidade de PSOE de Zapatero governar a Espanha, visto ter sido este o partido vencedor, o que ponho em causa é estes senhores não reconhecerem o mesmo sentido democrático que tiveram os Espanhóis em escolher livremente os seus governantes não o fazerem em relação ao povo da Venezuela, já que as eleições foram livres e justas com a agravante de na Venezuela estarem a ser sempre supervisionadas por organismos internacionais. Só dizer mais uma coisinha, Chávez talvez seja o presidente em exercício que mais eleições disputou e que as ganhou democraticamente, mesmo com muita ingerência de muitos outros países e da CIA á mistura. Por algum motivo o povo está com ele e lhe dá assim tanto apoio.

Será por causa da distribuição da riqueza que ele têm feito no seu país ?

Será pela melhoria substancial dos cuidados de saúde que presta ao seu povo?

Será por ter dado ao povo a possibilidade de ter um ensino verdadeiramente gratuito para todos ?

Será porque as condições de vida da maioria dos Venezuelanos estão a melhorar ?

Todos os indicadores dizem que sim, quer em termos económicos quer em termos sociais. Esta será talvez a grande obra de Chávez.
Deve ser por causa deste modelo de sociedade, que anda a meter medo a muita gente, que os ocidentais e neste caso os antigos colonizadores têm tanto receio.

Daqui na língua de Camões te digo " Cale-te tu " e vai mas é velejar para o mar alto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ponto nº 1 nem todos os Espanhóis são como afirmas, na Galiza maior toda a população não só percebe Português como alguns até tentam falar e em algumas partes mais chegas a Portugal até tem orgulho em que sejam reconhecidos como Portugueses estamos a falar de cerca de 2.762.198 habitantes segundo a Enciclopédia Britânica.
Ponto nº 2 o facto de eu ter enunciado no ponto anterior a Enciclopédia Britânica não foi ao acaso eu trouxe credibilidade á informação que estava a dizer, por exemplo se na parte em que afirmas “Será porque as condições de vida da maioria dos Venezuelanos estão a melhorar ? Todos os indicadores dizem que sim, quer em termos económicos quer em termos sociais.”, quais indicadores onde viste essa informação só porque a dizes não lhe dá credibilidade. Li num artigo da BBC (http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/3732914.stm) que na China as condições de viva económica e social também tem vindo também a aumentar aliás a China é mundialmente o país que economicamente mais cresce de ano para ano, mas a que preço, a que custo a economia da Venezuela aumenta.
Ponto nº 3 “(...) Chávez talvez seja o presidente em exercício que mais eleições disputou e que as ganhou democraticamente” queres dizer para além do Alberto João Jardim, “Por algum motivo o povo está com ele e lhe dá assim tanto apoio.” não agora é que eu tenho a certeza que estás a falar do Alberto João Jardim, nem vou comentar deves estar a gozar. O Povo agarra-se a qualquer coisa que seja liderança e por ela são capazes de comer areia do deserto se o seu líder lhes disser que é comida, mas as pessoas não comem a areia porque lhes dizem, eles comem porque não sabem a diferença.
Tens toda a razão em dizer que não nos cabe a nós julgarmos o povo espanhol se eles querem ou não uma Monarquia mas que está o rei a fazer numa Cimeira onde chefes de estado discutem politica? Para mim os reis são como os Papas se não forem eleitos em sufrágio universal não tem nada de discutir politica. Adoro o teu blog mas recomendo-te este blog de opinião http://observador21.blogspot.com embora tenha muitos posts sobre o caso Madeline, o autor explicou-me que só o faz porque o número de visitas aumenta, é muito bom um exemplo de boa opinião critica e construtiva. Continua assim força.

Orlando Gonçalves disse...

Muito obrigado pelo comentário. Gostei muito. Mas apesar de não concordar muito contigo quanto a essa história dos indices económicos, porque uma coisa é um país como a venezuela que em três anos conseguiu redistribuir a riqueza pelo seu povo dando mais condições aquela gente ( vi os "reacionários nos prós e contra a falar" e é a estatistica que o diz) outra coisa é o Alberto João que de facto faz obra na sua ilha mas á custa dos dinheirinhos que vão aqui do continente. No entanto nem queiras comparar os indices de probreza de um e de outro. O Povo agora na Venuzela vive de facto muito melhor disso não tenhas duvidas.

Anónimo disse...

Olha que não sei se é bem assim tão agradável estar na Venezuela. Atrevo-me a dizer que mais parece uma ditadura e um grande controlo da comunicação social assim como da liberdade individual, parece-me!!!
Abraços
Maurício