sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Os números da Guerra


Segundo uma investigação levada a cabo pela CBS News os números oficiais apresentados pelas autoridades dos EUA quanto ás baixas entre os soldados Norte-Americanos é falsa. Os números apresentados pelas autoridades contabilizam cerca de 4 mil vitimas desde 2003 quando o numero é muito superior, mais de 15 mil soldados morreram em consequência do conflito. São números que são omitidos pela administração Bush. Outro dado não menos importante é o facto de os suicídios entre os veteranos de guerra ascender a 6256 indivíduos. São jovens entre os 20 e os 24 anos. As deserções aumentaram mais de 80%. Mais de 5000 jovens deixaram o serviço militar.

Segundo os cálculos dos eleitos democratas do Comité Económico do Congresso, revelados a semana passada pelo Washington Post, as guerras já custaram em média a cada família norte-americana 20 mil dólares.

Para chegar a este valor, o Comité teve em conta o que chamou os «custos ocultos da guerra», os quais incluem os efeitos nos orçamentos familiares da subida do preço do petróleo, as despesas dos tratamentos dos feridos e mutilados, e os juros pagos sobre os créditos de guerra.Assim, dizem os democratas, os custos das guerras promovidas pela administração Bush no Iraque e no Afeganistão não totalizam 804 mil milhões de dólares, mas sim 1500 mil milhões de dólares.Cada vez mais existem mais pobres nos EUA, ao passo que a grande burguesia alimenta taxas de lucro fabulosas com a economia da guerra, milhões de norte-americanos não dispõem de rendimento suficiente para responder às mais básicas necessidades.Segundo um estudo do Departamento de Agricultura e o Instituto Nacional dos Censos dos EUA, cerca de 35 milhões de norte-americanos, 12 por cento da população do país, não possuem quaisquer recursos para se alimentarem quando estão desempregados, situação particularmente grave entre os adolescentes e as mães solteiras, subgrupo que totaliza quase 14 milhões de pessoas.

Os dados do Centro Americano para o Progresso (CAP) são ainda mais alarmantes na medida em que afirmam que um em cada oito cidadãos, 12,5 por cento da população, 37 milhões de seres humanos, sobrevive na mais absoluta miséria. Esta é a maior "Democracia" do mundo, onde muitos dos políticos Portugueses se revêem. Estas são algumas das vantagens de uma sociedade Capitalista.

Sem comentários: