quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tratado de Lisboa Rectificado ás Cegas


Hoje dia da rectificação do Tratado de Lisboa pergunto-me qual foi a discussão publica e o esclarecimento feito por aqueles que hoje o vão assinar na Assembleia da Republica.

PS, PSD e CDS vão então rectificar um Tratado que esteve em discussão publica durante 24 dias e que ninguém soube onde se discutiu. Não me lembro que tenham sido feitas secções esclarecimentos por estes partidos, não me lembro de ter existido algum debate na televisão publica ou nas televisões privadas em que se procurasse esclarecer e informar o que era de facto este Tratado. Não me lembro onde foi anunciado onde se iriam realizar estas secções de esclarecimento.

No meio desta baralhada toda li ontem uma noticia que me fez rir. Tal como prometido pelo governo o debate publico foi feito. E sabem onde ? No Edifício Jean Monnet, numa sala não muito grande, em que cabiam cem pessoas, situado para os que não sabem na Rua do Salitre. Mas o insólito foi o numero de assistentes..., em média 4 por secção. Leram bem quatro pessoas por secção. Das duas uma, ou as pessoas numa maneira em geral não estão interessadas ou não tinham conhecimento desta iniciativa, vou mais pela ultima. Mas compreendo o porque do desconhecimento. O Povo têm de estar entretido com outros problemas, muita informação faria por certo levantar consciências, interrogações e por certo faria com que se levantassem vozes contra este tratado, por isso mesmo e para calar aqueles que diziam que esclarecimento não se fazia, fizeram então estas secções de esclarecimento quase que privadas. Ficamos então a saber que dos dez milhões de Portugueses pouco mais de 100 estarão verdadeiramente informados do teor do tratado. Mais uma vez a nossa classe politica passa um atestado de estupidez a todos nós, não informando, omitindo e querendo calar a verdade de factos que em muito poderão lesar a nossa Soberania Nacional, a nossa Independência.

Aqui deixo a nota informativa que saiu publicada no Centro de Informação Europeia Jean Monnet:

As "sessões de informação Jean Monnet sobre o Tratado de Lisboa" terão lugar entre 31 de Março e 24 de Abril de 2008 no Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal (GBEP) / Representação da Comissão Europeia em Portugal (RCEP).
Enquadramento
O Tratado de Lisboa encontra-se actualmente em fase de ratificação pelos Estados-Membros, após ter sido assinado no Mosteiros dos Jerónimos a 13 de Dezembro de 2008 pelos Chefes de Estado e de Governo.Portugal optou pela ratificação parlamentar com a aprovação, por parte do Governo, da resolução sobre o Tratado de Lisboa para ratificação no Parlamento no dia 17 de Janeiro de 2008 (Comunicado do Conselho de Ministros de 17 de Janeiro de 2008).
Objectivo
Informar o cidadão sobre o Tratado de Lisboa e a proposta da ratificação deste por via parlamentar
Organização
Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal (GBEP)
Representação da Comissão Europeia em Portugal (RCEP)
Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD)
Oradores
Estas sessões de informação serão orientadas por responsáveis e formadores das três entidades
Destinatários
Todos os cidadãos interessados
Participação
Entrada gratuita mediante inscrição
Horário das sessões
2ª a 6ª feira, das 18h30 às 19h30
Saiba mais...
Contactos:
Edifício Jean Monnet
Gabinete do Parlamento Europeu / Representação da Comissão Europeia
Tel.: +351 213 504 975


P.S. Ainda estão a tempo de ir, as secções só terminam amanhã e por certo ainda haverá inscrições, lol lol lol lol

2 comentários:

Unknown disse...

Daria para rir se não fosse tão triste.
Cada vez mais sinto uma vergonha enorme em ser portuguesa.
E como eu devem estar a sentir o mesmo milhares de portugueses.
Agora para ser mesmo o fim da picada, para ser o cumulo dos cúmulos vamos colocar a bandeirinha nas janelas e os caschecois ao pescoço para dar força a nossa selecção...
Que revolta...
...

Stranger disse...

É para não cansar as nossas lindas cabecitas...

:-(