sexta-feira, 4 de abril de 2008

Quem quer Adopção Paga


E para terminar a semana em beleza aqui fica mais uma daquelas noticias avulso deste querido governo, mais concretamente do Ministério da Solidariedade Social que a mim me dão uma certa urticária. Então não é que o nosso Governo vai impõe uma taxa de 576 euros para os processos de adopção. Eu explico. Segundo Leonor Paiva Watson do Regulamento de Adaptação "Os candidatos a pais adoptivos terão que avançar com 576 euros para iniciar o processo de adopção, a partir do próximo mês de Setembro. A medida está prevista no Regulamento das Custas Processuais - aprovado pelo Decreto-Lei n.º 34/2008, de 26 de Fevereiro - que acaba com a isenção de custas nestes casos."
Ao abrigo da lei ainda vigente todos os processos judiciais de adopção estão isentos de custas, quer no início quer no fim. Quer isto dizer que a partir de Setembro, os requerentes terão que avançar com esta verba de 576 euros, (que poderá ser devolvida e sublinho poderá, no final do processo, depois de transitar em julgado).
Eu digo ou os gajos não estão bons da cabeça ou o défice afectou-lhes os neurónios e já não conseguem pensar.
Então as nossas instituições não estão cheias de crianças, algumas com idades já avançadas e que já não conseguem encontrar uma família de acolhimento isto por culpa de uma legislação retrograda e que leva a que processos de adaptação estejas anos infinitos para darem uma resposta. Não era de o Governo legislar em sentido contrario, fomentando esse mesmo incentivo e tornando as regras de adopção mais fáceis e menos morosas.
Proteger as crianças, não é meter em instituições e deixa-las por lá até serem é procurar encontrar uma família e uns pais que saibam dar amor, carinho e educação. Mas será que é assim tão difícil estes gajos perceberem isto. E depois queixam-se de que há muitos delinquentes. Pudera são eles mesmos que os criam. Não culpo esses menores que fazem porcaria, culpo é estes governantes sem sentido que só pensam no bem estar deles e só pensam nos "desgraçados" quando chega o Natal.

4 comentários:

Anónimo disse...

Só me sabe bem dizer "È UMA VERDADEIERA DEARREIRA LEGISLATIVA"´já não devem conseguir pensar com a cabeça, se é que alguma vez o fizeram....!
Helena

Unknown disse...

Meu amigo mais uma vez me pergunto como podes ficar chocado com tais medidas??
Ora bem vamos facilitar os divorcios...mas espera lá o q vamos contrapôr???...vamos impor uma taxa para os processos de adpopção...q tal?!...e o montante engº???
...o montante???...576,00€ igual ao SMN.....
...mas o SMN é não chega sequer a 500,00€ engº!!
...ai não???...não se pode aumentar tudo de uma vez se não eles desconfiam...
E se as eleições fossem hoje estes gajos ficavam novamente no poleiro...mas será q anda tudo a dormir???

Paula Chorão disse...

Decadente, vergonhoso, incompreensível...nem consigo adjectivar...não sabem de onde tirar o dinheiro para cobrir o buraco...o Zé Povinho é que paga sempre as favas, cada vez mais nos estamos a tornar num país de ricos e "não é para quem quer, mas para quem pode".
Já não basta o tempo de espera e o sofrimento e ansiedade que, tanto criânças como casais candidatos à adopção, têm de suportar por tempo indefinido..., e agora ainda esta fantochada, que mais parece uma piada de mau gosto.

Stranger disse...

Apenas com 18 anos tive oportunidade de trabalhar com meninas de uma instituição de acolhimento. A maior parte tinha família mas pouco contacto com ela. As visitas dos familiares eram muito raras. Não me esqueço nunca da cara de felicidade delas quando viam o pai ou a mãe a entrar. E a cara de tristeza das que não tinham visitas. O meu trabalho nessa altura era levá-las à praia. Não resisti e passei a visitá-las. Agarravam-se a mim, penteavam-me, mostravam-me quartos, as camas,os livros e os trabalhos da escola. Disputavam a cada segundo a minha atenção. Isso marcou-me muito. Jurei que um dia que tivesse um filho havia de ser para lhe dar todo o amor e atenção do mundo para que nunca tivesse de passar por aquilo que aquelas crianças passavam. Ainda hoje penso muito nelas e espero que tenham a vida delas bem organizada. Que estejam felizes. Que tenham filhos e que lhes possam dar todo o amor que elas não tiveram.
Quem faz as leis devia fazê-las com o lado esquerdo do peito. E devia visitar estas instituições porque às vezes um só olhar nos ensina mais que muitos anos de estudo e de nariz enfiado nos livros e papeis. Digo eu que não sei nada mas sinto muito.
:-(