terça-feira, 22 de abril de 2008

"Mona Lisa" Portuguesa


O quadro do pintor italiano Leonardo da Vince será talvez o retrato mais famoso na história da arte. Pode-se dizer até que será mesmo o mais famoso do mundo. Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímido, o seu sorriso é sem duvida sedutor. Representa sem duvida uma mulher da época, grande no porte, feminina sem o ser em demasia. Muitos são aqueles que defendem que o retrato não será mais que uma auto reprodução do pintor e que aquela mulher nunca existiu mesmo como mulher.

Bem Mona Lisa poderá nunca ter existido, mas esta que aqui está representada no retrato existe mesmo. Não têm de facto a sensualidade da Gioconda, nem tão pouco o mesmo porte majestoso do original, nem tão pouco aquela expressão romântica. Esta de quem se fala nunca sorri. Mulher de poucas palavras foi considerada a Thatcher Portuguesa, pelas suas medidas anti populares e inflexíveis a quando da sua passagem pela pasta da Educação e das Finanças no tempo de Cavaco. Conselheira de Estado, por indicação do Presidente da Republica, depois de se indispor com Pedro Santana Lopes saiu da vida activa do partido, sem contudo nunca ter deixado de ir dando umas "alfinetadas" nos vários lideres que por lá foram passando.

Quanto ás posições politicas actuais é de notar, e como já tenho referido, que nada de novo têm a acrescentar ao que já existe. Veja-se as varias entrevistas que Ferreira Leite têm vindo a dar ao longo destes 3 anos de governação Socrática. Sempre concordando quer com a diminuição do poder do estado na sociedade portuguesa, desligando-se este do cumprimento das suas funções, assim como de todas aquelas medidas que foram criadas para o tal emagrecimento do estado, como o fecho de maternidades, serviços de saúde, escolas, etc.
Penso que o povo está farto de mais do mesmo. Esta classe politica está caduca e verdadeiramente desligada dos problemas reais da população.
Não tanto como o retrato, Manuela Ferreira Leite será, caso chegue a líder do PSD a cópia de um Sócrates mais austero e mais arrogante que nada de novo terá a acrescentar á pobreza de ideias existente neste dois partidos ditos de governo.

2 comentários:

Stranger disse...

Bleeeeeeeeeegh!
Coisa mai feia!!!!

Usando uma expressão do "nosso" PR: "Safa!"

Azeda Leite, não!

:-(

(vou ter pesadelos com isto)

Unknown disse...

É realmente uma mulher muito pouco interessante do ponto de vista feminino mas ganha outra dimensão quando relacionada com o partido socia democrata.
Temos q admitir q é o elo mais forte do partido q representa, não só pelo seu passado mas tambem pela dinamica e pela credibilidade q pode tornar a dar ao psd, pois como cavaquista q é será sem duvida o pau mandado de que estavam á espera.
Menezes era sem duvida um outro PSD, um psd de cor azul q não interessava a esses capuchos pois não bater pala a todas as opiniões por mais descabidas q sejam não é bom, concordar com uma FENPROF não pode nunca ser visto com bons olhos,acabar com fonte de rendimentos as chamadas cotas deus me livre...
Tudo isso e muito mais fez com q este sr. realmente não pudesse pertencer a um partido que terá em breve uma lider a quem á uns aninhos até as nalgas lhe mostraram e q foi corrida ao pontapé...
Mas isso será para recordar mais tarde ou quem sabe reviver o passado.