segunda-feira, 21 de abril de 2008

A alternativa do PSD


Está ao rubro a guerra pela liderança no PSD. Depois da renuncia de Luís Filipe Menezes na passada semana, começam agora a surgir alguns candidatos para ocupar o respectivo lugar. Menezes nestes seis meses não conseguiu de facto unir em torno de si o partido. Já diz o povo " casa onde não há pão, todos ralham e ninguém têm razão", e este ditado é bem verdade. É um facto que o PSD pouco ou nada tem feito para liderar a oposição. Essa liderança está, como se tem vindo a verificar, a ser feita à esquerda do PS.
Mas analisando bem, seja qual for o líder eleito, será muito difícil a este PSD fazer oposição a um governo e a um partido que lhe tomou o seu espaço politico. O PS é hoje dentro do espectro politico português um partido com um estatuto de esquerda e que faz no concreto uma politica governativa de direita. As politicas impostas são claramente as mesmas que o PSD faria se lá estivesse, com uma agravante é que o PSD não iria tão longe como o PS o foi. Nunca como agora o poder económico esteve tão bem. A crise que de facto existiu e pelos vistos continua a persistir foi e continua a ser paga pelos mesmo, os que trabalham por conta de outrem e pelas pequenas e médias empresas.
Pergunto, o que faria o PSD de diferente se fosse ele a governar ???
Por tudo isto será muito difícil fazer oposição a este PS. Seja qual for o novo líder do PSD, e candidatos já os há com fartura, as propostas serão sempre muito fracas e não passarão de um fait divers para enganar o povinho, fingindo que com eles seriam diferente.
Mas numa coisa o Menezes têm razão, aqueles que ao longo destes seis meses, nada fizeram para em conjunto com ele, tentar arranjar alternativa, agora deveriam aparecer e candidatar-se. É que não é só mandar postas de pescada para o ar, é preciso concretizar as criticas e chegarem-se á frente. Ao Professor/Comentador, á Sinistra que já foi das finanças e a outros que tais, não basta andarem sempre a minar o partido, se de facto fariam melhor então que se candidatem. É preciso uma oposição de direita, mas compreendo bem que é muito difícil fazer-se essa oposição quando é há direita que se está governando. Assim o povo fica baralhado.
Este PS não é mais que um "lobo numa capa de cordeiro". Só vejo mesmo uma solução, se o PS ocupou o espaço que dantes era do PSD, então ao PSD só resta fazer o papel que o PS deveria fazer e transformar-se ele mesmo num partido de esquerda, porque de direita já nós estamos servidos.

Sem comentários: