quinta-feira, 24 de abril de 2008

Com Abril, SEMPRE


Hoje um dia antes do 25 de Abril quero aqui recordar neste meu Blog que passaram 34 anos sobre a revolução dos cravos e do dia em que nos foi dada a Liberdade. Quero evocar aqui todos aqueles que durante mais de 48 anos de ditadura nunca se vergaram ao jugo desse regime que nos oprimiu e nos amarrou a uma ideologia fascista e repressora que fez com que muitos tombassem nessa luta pela liberdade. Muitos dos que inicialmente lutavam nem sabiam o que era a politica, nem tão pouco sabiam o que era ser comunista, mas nessa altura quem protestasse era considera um agitador e comunista.
Quero aqui destacar e homenagear os comunistas mortos, torturados e presos que souberam com a sua força e convicção dar uma esperança a muitos daqueles que queriam uma sociedade diferente, uma sociedade mais justa, mais fraterna e também a todos que não professando a ideologia comunista lutaram para que o Povo Português alcança-se essa Liberdade. Obrigado também aos gloriosos militares que souberam fazer uma revolução sem derramamento de sangue e muito em especial evocar aqui a memória de Salgueiro Maia.
Muitas das conquistas alcançadas nesse dia foram ao longo deste anos sendo retiradas pelos sucessivos governos. Mas no essencial a Constituição da Republica Portuguesa consagra ainda hoje muito daquilo porque os comunistas e muitos outros democratas lutaram, apesar de a tentarem sempre nas sucessivas revisões "apunhalar"
A luta não para. É preciso continuar não desistir, muita coisa ficou por fazer, muitas promessas ficaram por cumprir. Hoje quase que diria que é preciso um novo 25 de Abril, para dar novamente esperança ao povo da minha terra. Façamos com que os nossos políticos cumpram aquilo que tanto prometem. Acreditemos que a mudança pode ser possível . Nem todos são iguais. O meu partido sempre esteve e estará com Abril e citando o poeta " é por isso que o meu partido é melhor".
Viva o 25 de Abril.

1 comentário:

Stranger disse...

Como em tudo na vida, nada nos é dado sem esforço.
Assim que nascemos começamos logo a aprender e a ter de lutar. E assim continuamos vida fora. A vida prega-nos partidas, mas a gente "bola para a frente". É lutar até morrer.

Acho que o mal hoje em dia é ficarmos à espera que façam algo por nós e não sermos nós a pensar no que podemos fazer pelos outros. E é até bem fácil, há tanta gente a precisar de ajuda, às vezes bem perto de nós...

A Liberdade é um bem precioso demais para se desperdiçar. Mas há que fazer por merecê-la. Ser livre implica estar "preso" àquilo em que acreditamos e lutar por isso. Fazer acontecer. Ter obrigações e não querer fugir delas só porque é mais fácil. Pensar se a nossa liberdade não está a interferir com a liberdade do próximo.
Fazer alguma coisa pelo nosso País. Não esperar que ele faça muito por nós (até porque com o rumo que isto está a levar, morremos à espera...) mas fazermos sempre o que pudermos pelo próximo.

25 de Abril sempre!
A luta que este dia representa é para repetir todos os dias e este ano tem 366.