terça-feira, 6 de maio de 2008

"Em terra de cegos, quem têm olho é Rei"


Depois da "Grande Reportagem" que vi ontem na TVI, penso não existirem duvidas quanto aos malefícios destas parcerias publico/privadas no que se refere ás operações cirúrgicas. Chegamos ao cumulo de neste país existirem salas de operações dos hospitais públicos alugadas em certas horas do dia, a médicos desse mesmo hospital, para intervenções cirúrgicas particulares.
Quanto á reportagem em questão focou a área da oftalmologia. E aquilo que já sabíamos, foi ali confirmado, os médicos portugueses são maus profissionais. É inconcebível que atendam meia dúzia de doentes em hospitais públicos para depois fazerem com que a esmagadora maioria dos mesmos recorra ás suas clínicas privadas, com a agravante de os preços cobrados serem mais do dobro dos praticados no país vizinho.Uma operação aos olhos em Portugal custa em média 1800 Euros, em Espanha esse valor fica pelo 900.
O bastonário da Ordem dos médicos indignou-se muito pelo facto de os doentes irem até Cuba para se tratar e de um médico Espanhol, a trabalhar em Portugal, fazer numa semana mais de 250 operações cirúrgicas aos olhos, enquanto que um médico Português levaria meses a atingir estes valores. Falou que não acreditava muito, que tinha reservas, falou em falta de higiene, falou... falou..., para justificar o injustificável.
Como podem estes senhores dormir descansados quando existem pessoas a ficar CEGAS e não têm monetariamente hipóteses para recorrer aos seus serviços particulares.
Mais grave, dizem a certos doentes que o seu caso é irreversível e vai-se a ver, o médico Cubano, que está a fazer aqui em Portugal a triagem dos doentes que estão a ir a Cuba, dizer que muitos desses deles ainda têm solução. A isto chama-se incompetência, falta de profissionalismo, falte de ética. Como pode o Bastonário da Ordem dos Médicos vir defender médicos com tão pouca moral. A saúde é um direito, nunca deveria ser uma forma de ganhar dinheiro fácil. Eles sabem que os doentes mais carenciados recorrem a empréstimos para resolver o problema. Valem--se da ignorância das pessoas para andarem a encher os bolsos á custa de velhos, com pensões de miséria e que mal têm dinheiro para comer. Isto é um escândaloE o governo e o Ministério da Saúde nada fazem para resolver o problema. Pior, estão a marimbar-se para isso, pois ainda tem a distinta lata de dizer que as coisas não estão assim tão negras como as querem pintar, como foi dito ontem pelo secretário de Estado da saúde.
E como o ditado popular diz - "Em terra de cegos quem têm olho é Rei", os nossos médicos têm um olho muito grande.

Sem comentários: