quinta-feira, 8 de maio de 2008

Moção de censura a esta Politica


A Moção de censura ao governo, apresentada hoje na Assembleia da Republica pelo PCP já sabemos de ante mão que não passará, mas é preciso que alguém levante a voz naquela casa e diga alto e bom som que este governo está a levar-nos à miséria.
Entre muitas coisas a nova proposta do Pacote laboral, apresentada sobre a forma de livro Branco e que vai passar a ser discutido em Concertação Social, não é mais que uma aldrabice e pela qual todos os trabalhadores vão pagar bem caro, caso avance da maneira como está. De facto será mais um cenário negro do que um branco angelical. Estão a tentar vender-nos uma coisa que não é verdadeira. Dizem-nos estes senhores de que com o novo código os trabalhadores ficam a ganhar. Um dos exemplos que encontrei neste código é que vão criar novas condições para que os jovens pais estejam mais tempo com os filhos (neste caso o pai), a quando do nascimento destes. Até aqui tudo bem. Mas tudo mal, quando se diz que as empresas podem estipular o horário de trabalho podendo este ir até 12 ou mais horas por dia. Então e aí onde deixam os paizinhos os filhos ??? Só aquela da caducidade de todos os contratos de trabalho ao fim de 10 anos, é uma aberração completa. Lendo bem o livro "negro" só existem de facto uma ou duas medidas que serão positivas para o lado dos trabalhadores.
Em vez do governo se preocupar em arranjar investimentos para empresas que produzam de facto bens e serviços que sejam competitivos com os restantes países, em vez de se preocuparem com o crescente aumento do desemprego, com o numero cada vez maior de jovens ( e não só ) que abandonam Portugal para procurar emprego noutras paragens, preocupam-se em arranjar leis mais neoliberais que afundam cada vez mais a economia, deslocalizando as empresas para outros continentes onde a exploração ainda é maior. A solução está por certo nas mãos dos empresários que deveriam preocuparem-se em envolver mais os trabalhadores nos objectivos das suas empresas, informando, ouvindo sugestões, fazerem sentir que o trabalhador faz parte integrante nessa dinâmica nova de desenvolvimento, tudo isto com um objectivo a criação de maior riqueza para o país, o aumento dos lucros para a empresa e claro esta uma remuneração mais justa por parte de quem cria a riqueza. Será assim tão difícil perceber isto. Estas seriam preocupações justas que por certo incrementariam o emprego o desenvolvimento e fariam com que os trabalhadores, esses mesmo que dão riqueza ao país se sentissem mais motivados e envolvidos numa verdadeira recuperação da economia Portuguesa.

Este é só uma parte do problema. Por isso a moção de censura do PCP, faz todo o sentido, face ao descontentamento crescente dos Portugueses. Mas tenho a certeza que logo quando o nosso 1º falar e com aquela maneira arrogante que têm de responder ás perguntas que lhe são incomodativas , vai dizer que lá está novamente o PCP com a cassete e que os comunistas estão ultrapassados e retrogrados e .... blá, blá, blá, blá... vai ser um nunca mais acabar de insultos e de provocações sem que de facto dê mostras de alterar o que quer que seja. Mas o cântaro tantas vezes vai há fonte que parte. Pode ser que a maioria dos Portugueses comecem a perceber que tal como um medicamento pode não curar uma doença, existem outros que o poderão fazer, é que até agora nestes 34 anos de democracia só tivemos 3 comprimidos e nenhum deles resolveu as nossas maleitas. Talvez seja a altura para muita gente começar a mudar de receituário.

Sem comentários: