sexta-feira, 9 de maio de 2008

Subsídio de Risco para a Policia


Como poderemos verificar a violência em Portugal está a aumentar de dia para dia. São muitos os factores que levarão por certo a este aumento crescente. Mas o que todos nós notamos é que o crime está dia para dia mais violento. Enquanto que há uns anos atrás era o pequeno delito, o roubo por esticão que imperava, hoje em dia notamos que por qualquer coisa se dispara uma arma e tira-.se uma vida humana. O crime passou a ser mais organizado e mais violento, apesar de nos tentarem dizer o contrario.
O incidente ocorrido ontem no Miratejo vêm colocar novamente na ordem do dia o perigo que é ser agente da autoridade. Hoje em dia um homem fardado na rua é considerado um alvo a abater. Depois de se ver que nas próprias esquadras, onde um cidadão recorre para pedir ajuda, deixou de ser um local seguro, nós começamos a ter medo e sentimos que ficamos á mercê daqueles que fazem do crime o seu modo de vida.
Verificamos que as condições de trabalho para estes agentes não são as melhores e muitas das vezes nem os mínimos têm para exercer as sua profissão com dignidade. São homens e mulheres que colocam em risco a sua vida por tão pouco.
Ontem com um agente das Brigadas Especiais da PSP aconteceu... a sua vida foi colocada em risco ao levar um tiro.
Verifica-se que para os profissionais da PSP e GNR as condições para exercer a sua profissão são diminutas assim como os seus salários. É verdade que a ASPP o sindicato mais representativo da policia á muito pede melhores condições de trabalho. O facto de não existir uma mais valia é uma falta de consideração para quem arrisca diariamente a própria vida. Mas há mais, este agente que ontem foi baleado vai ver o seu ordenado diminuído porque deixa de receber os subsidio de patrulhamento assim como o de turno. Das três forças policiais, apenas os agentes da Polícia Judiciária (PJ) vêm no seu recibo de vencimento um subsídio de risco, que varia consoante os cargos. Esse benefício foi atribuído ao órgão de investigação criminal após o 25 de Abril de 1974 .

As forças policias servem no fundo para proteger o cidadão e sobretudo para impor a ordem na sociedade que os governantes querem que seja e claro está proteger.lhes as costas. Se assim é, porque razão tanta gente neste país recebe subsidio de risco. Talvez o único risco que façam seja mesmo o da caneta, porque até hoje não me lembro de nenhum juiz ou outro magistrado ter sido atacado, morto ou violentado como o são estes nossos agentes da autoridade. Um pouco mais de dignidade é preciso.

2 comentários:

samuel disse...

Tens toda a razão. Mas à sombra da insegurança ganham-se tantos votos e pode-se fazer tanta propaganda...

samuel disse...

...e além disso, acabo de pendurar o "Dos Prazeres..." na lapela do "Cantigueiro". Sempre fica mais à mão.

Abraço