sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Prenda de Natal para a Juventude


Depois de governos anteriores terem tirado o credito jovem bonificado e arranjado um outro sistema para apoiar os jovens para o aluguer de casa, os "socialistas" preparam-se para dar mais uma prenda a estes mesmos jovens e vão alterar a lei que regula este mesmo incentivo, alterando os seus critérios. Só para se perceber bem, a grande maioria dos jovens candidatos ao subsidio vai deixar de o ser e para cumulo serão precisamente aqueles que menos ganham que vão deixar de o receber.
Decorreu ontem em Lisboa, Porto e Coimbra protestos contra este novo sistema de apoio ao arrendamento jovem, cujas candidaturas da primeira fase foram alargadas até ao próximo dia 28. Os jovens envolvidos nessas acções contestaram as regras do programa, nomeadamente os tectos máximos definidos para as rendas a apoiar, considerando-os "perfeitamente irrealistas".O Porta 65 veio substituir, este ano, o Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ), e ao contrário do anterior programa (que chegava a comparticipar as rendas em 75%), o actual apenas comparticipa até metade do valor, e dentro de determinadas condições.Se for um T1 em Lisboa, a renda não pode ser superior a 340 euros por mês. Se for no Porto, só pode ir até 220 euros, segundo a portaria do novo programa."Os valores agora propostos foram definidos com base numa análise objectiva, tendo em conta os dados do INE e a informação de que o Instituto da Habitação dispunha dos contratos do IAJ do ano anterior", disse o secretário de Estado João Ferrão.
Mas que raio de tectos são estes. Onde e que estes senhores vivem para pensarem que existem rendas em Lisboa ou no Porto por estes preços. Dão com uma mão e tiram ao mesmo tempo com as duas. Ficam mais pobres os pobres dos jovens. E ainda querem eles que se aumente a população. Por este motivo e por muitos outros e que os jovens cada vez casam menos e se o fazem ficam a viver em casa dos pais. Estes "socialistas" dão com cada prenda de Natal.

Sem comentários: