segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

"Milagres " em Cuba



Quem viu não ficou indiferente. A reportagem dada ontem na TVI sobre uma Clínica de Reabilitação em Cuba foi elucidativa de como se devem tratar pessoas que por muitas e variadas razoes são "diferentes" das demais. São muitos os estrangeiros que a procuram e cada vez mais os portugueses recorrem a ela para tentar minorar as deficiências de muitas das nossas crianças e também alguns adultos. Muito trabalho dedicação e muito, muito amor foi o que mais me transpareceu daquela reportagem.
Só gostava de perceber se eles o conseguem, porque os outros países não o fazem ??? Foi muito emocionante para mim ver um verdadeiro "milagre". Vi meninos que entraram sem andar e saírem pelo seu próprio pé, vi crianças que não comiam pela boca, que ate ai eram alimentadas por sondas, a comerem. Senti emoção e muito respeito por aquele conjunto de pessoas que trabalham afincadamente na recuperação destas pessoas.Agora verifiquei também que o Estado Português não comparticipa na ajuda a estes pais que com sacrifícios muitas das vezes recorrendo há caridade, levam ate Cuba os seus filhos na esperança de uma recuperação.
Interrogo-me se nos países ditos de civilizados e avançados as crianças por exemplo com paralisia cerebral se são de facto tratadas. Os estados não ligam ou não querem ligar, ou melhor não estão para gastar dinheiro no tratamento. Mas para quem tem um filho/a com este tipo de deficiência luta muito para dar a melhor qualidade de vida a estas crianças. Era muito bom que os bons exemplos fossem seguidos e os Estados não ambicionassem o lucro com a saúde como acontece aqui em Portugal e pelo mundo fora.

2 comentários:

Anónimo disse...

na minha opiniao em Portugal os terapeutas encaram a profissao apenas como um meio para ter um ordenada ao fim do mes. em cuba ha mais do que isso, os terapeutas gostam do que fazem, fazem-no com paixao e cada recuperação é uma enorme alegria. no nosso pais parte-se do principio que é uma recuperação dificil nao vamos investir... o meu namorado teve um acidente de viaçao do qual resultou um traumatismo craneano. o nosso objectivo é ir a cuba mas temos um pouco a deriva...sera que alguem nos pode dar umas pistas? carinateixeirasilva@hotmail.com

Anónimo disse...

Quem está a espera desses '' milagres'' são os presos políticos cubanos, como cuba pode ser tão boa para cidadãos de outros países e ser tão indiferente a condição dos seus próprios concidadãos? onde estão os direitos humanos cubanos?