segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O Natal dos que perdem o Trabalho


O Sol quando nasce deveria ser para todos. Assim como o Natal. Mas sabemos bem que isso não corresponde a realidade. Mais uma fabrica a fechar e o patrão a tentar deslocar a maquinaria para fora do pais. Desde a passada sexta-feira que 90 trabalhadoras de uma fabrica de confecções em Lousada estão de vigília para garantir os seus direitos.
O patrão alemão tinha mandado embalar as máquinas e cinco camiões preparavam-se para carregar o equipamento e levar tudo dali. Pela calada, Imediatamente, as trabalhadoras apareceram na fábrica. Foram informadas que acabavam de ser despedidas.

Falta de trabalho nunca existiu, existe sim a ganancia de ganhar mais e mais. Com sete outras fábricas na Tunísia, onde a mão-de-obra é mais barata, este empresário prepara com afinco o seu Natal, esquecendo estas mulheres que também são gente como ele.

Aproveitam alguns esta época para fazer as sua benfeitoria e festas de solidariedade para quem mais precisa. Mas destas mulheres ninguém se vai lembrar na noite de Natal. E sei que elas vão estar ali, a porta da fabrica, numa noite que possivelmente será fria e sem solidariedade daqueles que podem resolver o problema.

Viva a Globalização, Viva o Natal.

Sem comentários: