segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

" O Espírito da Quadra"


Anda tudo louco. As ruas andam cheias de gente, tudo anda num reboliço, de um lado para o outro, toda a gente têm pressa de chegar a um sítio, não interessa onde seja, o importante é chegar. Encontrões, solavancos, mais uns apertões, mais uma corrida para apanhar a loja ainda aberta, ter atenção ao carro mal estacionado por causa da multa. E ainda temos de levar com a simpatia de todo o gente que julga que por ser Natal todos os males do mundo se resolvem porque de repente temos o “ Espírito da Quadra”. Sempre ouvi dizer esta frase nesta altura.
Mas que raio de espírito é este ???
Só nesta altura é que olhamos para o lado e vemos de facto as pessoas ???
Quer dizer o resto do ano andamos ás cegas. Colocamos uma venda nos olhos e nem sequer reparamos nos outros. O “Espírito da Quadra” penso que não será bem isto. Não são precisas prendas para agradarmos aqueles que mais amamos, muitas das vezes basta uma palavra, basta um gesto, para confortamos aqueles que mais queremos. Quando deixarmos de entender o Natal como uma quadra de consumismo em que muita gente compra tudo e mais alguma coisa (até merda ensacada, caso estivesse à venda), e se cingisse ao essencial, aquilo que verdadeiramente faz falta , ai sim teríamos o espírito da “coisa” todos os dias. Talvez assim não existisse tanta injustiça nesse mundo e aqueles que têm dinheiro pensassem que o Mundo não gira à volta dos milhões que “roubam” aqueles que produzem para lhes encher os bolsos.

Festejemos o Natal todos os dias do ano, amando, rindo, prestando ajuda, sendo solidários, lutando ao lado daqueles que sofrem porque perderam o emprego, porque estão doentes, porque estão sozinhos. Este sim é o tal “Espírito da Quadra” que eu compreendo que deve existir, o outro eu abomino cada vez mais.

Sem comentários: