quarta-feira, 23 de abril de 2008

Violência Domêstica- Um Flagelo em Portugal


A Violência Doméstica em Portugal é um flagelo tão grande como o cancro. Segundo as estatísticas referentes aos dados da PSP / GNR e da A.P.A.V. só no ano de 2007 foram registados quase 22.000 casos de agressões. Verifica-se um aumento relativo a 2006 , quando nesse mesmo ano tinha já havido um acréscimo de participações na ordem dos 30% relativas a 2005. Deste numero mais de 85% das vitimas são mulheres, contabilizando-se aqui um cada vez maior numero de agressões contra idosos. Por dia mais de 112 mulheres recorrem ás autoridades policiais denunciando casos de tortura e agressões por parte dos maridos, companheiros ou namorados. Muitas chegam mesmo a morrer.

Segundo o que li a A.P.A.V. diz que estes não serão os números reais, pecam por defeito. Muitas das mulheres que recorrem a esta associação não apresentam denuncia contra os infractores. Isto infelizmente faz de Portugal o país da UE com mais casos deste género. Continuamos á frente na estatística sempre pelo lado mais negativo. As autoridades policias pouco podem fazer contra estes infractores. Parece que voltamos ao antigamente em que a mulher era propriedade do seu senhor. Lembro que não foi á muito tempo atrás que a legislação portuguesa contemplava artigos destinados à subjugação da mulher por parte do homem. A mulher não tinha o direito ao divorcio, a mulher não tinha o direito de se ausentar do país sem uma autorização escrita pelo marido, a mulher não tinha o direito sobre os filhos, as mulheres que fossem professoras primárias ou enfermeiras não tinham o direito a casar, etc, etc, ... a mulher só tinha um dever o de procriar e tratar dos filhos e do marido. Muitas foram as que aguentaram tais situações quase de escravatura, porque a maioria delas não tinha a capacidade económica para se poder sustentar. Com o 25 de Abril a mulher Portuguesa ganhou um novo estatuto, uma certa igualdade para com o homem, pelo menos no papel. Infelizmente ao longo destes últimos anos nota-se que cada vez mais as mulheres são vitimas de abusos quer físicos quer sexuais por parte dos seus companheiros. O mais incrível é que as autoridades policias pouco ou nada conseguem fazer para colmatar tais situações. É verdade que já foi criada dentro destas forças policias pessoal especializado para lidar com estas situações, mas o que é certo é que os culpados quase nunca são punidos.

Penso ser de importância máxima continuar a denuncia destes casos e penso ser necessário mudança de legislação para proteger a vitima.
Uma sociedade que não cuida dos seus cidadãos não pode nunca evoluir e a nossa pelos vistos está a regredir.
Educar é necessário. Mas num país onde se fecham escolas e hospitais não acredito que este seja um problema que vá ter uma resolução breve.

A minha solidariedade para com todas aquelas que sofrem e dizer-lhes que vale a pena lutar e denunciar.
A vida é só uma, temos de lhe dar a oportunidade de ser vivida com dignidade.

1 comentário:

Stranger disse...

Não é fácil denunciar quando a maioria dos agressores está muito perto da vítima. Mais do que o medo é a vergonha. Mais do que isto, por vezes, o amor que a vítima ainda e apesar de tudo sente pelo agressor...

Só que o silêncio não é solução para nada.
Calarmo-nos é deixar que o problema alastre.

Há ainda muito por fazer.
O agressor só é chamado a tribunal se a vítima apresentar queixa.
E até ir ao Juíz demora muitos meses.
Apresentar queixa passa também por mostrar nódoas negras físicas.O pior é quando os maus tratos são psicológicos... nem nódoas negras há para mostrar.
Polícia e Juízes não resolvem as nódoas negras da alma.

E pelo mundo fora há muitas mas muitas mulheres a sofrer. Casos bem gritantes. Há que pressionar as Nações Unidas para que pressionem os vários governos a actuar.

Inscrevam-se em www.sayNOtoviolence.org

Eu já lá fui.
Obrigada Orlando por falares deste problema bem grave.