sexta-feira, 7 de março de 2008

8 de Março dia Internacional da Mulher


Muitos não saberão porque foi considerado este dia O Dia Internacional da Mulher. Julgarão alguns que foi um dia arranjado no calendário para mais uma festividade. O que é um facto é que hoje, este dia é aproveitado por muitos para fazer negócio e torna-lo cada vez mais um dia dedicado ao consumismo.
Então para os que não sabem vou aqui dar a conhecer ou relembrar porque nasceu.
Voltemos atrás no tempo ao ano de 1857. Um grupo de operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entram em greve. Ocupam a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Dedico este dia a todas as mulheres do mundo, relembrando que ainda hoje a discriminação existe e que em muitos países do mundo as mulheres para além da discriminação no trabalho e na sociedade em geral ainda sofrem abusos físicos e psicológicos a maior parte das vezes exercidos pelos seus maridos. Contra isto é preciso continuar a Lutar.
Gostaria de dedica-lo ainda: A todas as mulheres que amanhã vão descer a Av. da Liberdade; á minha irmã; a todas a minhas amigas;... e a ti minha Mãe, onde quer que estejas, continuas a ser uma referencia para mim, personificaste nesse teu corpo franzino a coragem e a valentia de uma mulher que nunca desistiu de lutar.

Sem comentários: