Um estudo encomendado pelo nosso Presidente da República diz que trinta e cinco por cento (35%) dos portugueses que vivem em situação de pobreza têm um emprego. Não é de espantar esta situação Mas o que me fez mais impressão na dita noticia, foi o que disse o coordenador do estudo o Prof. Bruto da Costa quando questionado sobre se o estado não era "conivente" com a pobreza. O presidente do Conselho Económico e Social respondeu que o grande conivente com a pobreza é a sociedade. Bem por um lado o senhor pode ter razão porque sociedade somos todos nós a começar no Presidente da República acabando no ultimo Português a nascer à coisa de 30 segundos.
Mas será que a culpa é da sociedade toda da mesma maneira?
Então o estado não têm um papel preponderante nesta mal distribuição de riqueza ?
Não será ao estado que caberá regulamentar e taxar as grandes fortunas feitas à custa da exploração do trabalho ou à custa da especulação bolsistas ??
Não será ao estado que caberá dar a educação e os cuidados de saúde necessários para um bom desempenho de todos os seus cidadãos na sociedade ???
Então que culpa têm a sociedade em geral da má formação de quem nos têm governado.
Convenhamos este é mais um daqueles estudos para ficar dentro da gaveta. Cavaco podia ter poupado uns trocos ao estado, bastava descer ao país real e ver com os próprios olhos aquilo que todos nós vemos à vista desarmada sem precisar de óculos. Parece que já os estou a ver por estes dias a darem cabazes à porta da presidência, aos pobres dos trabalhadores.
Enfim, felizes os pobres de espírito que será deles o reino dos céus. Amém.
Enfim, felizes os pobres de espírito que será deles o reino dos céus. Amém.
3 comentários:
Estou em crer que estes estudos encomendados por sua excelência o sr presidente da répública, mais não servirão senão para limpar o ... dito , e encher os bolsos a alguém...
Helena..
Frases como "A culpa é da sociedade", assim sem mais nada, para além de ser uma análise típica de "sociologia de supermercado", desconfio que serve exactamente para esconder os verdadeiros culpados pela situação que o mundo atravessa.
Os pobres já não têm dinheiro
para comprar coisas baratas
Enviar um comentário