sexta-feira, 28 de novembro de 2008

XVIII Congresso do PCP


Começa amanhã o XVIII Congresso do PCP. Para todos os que diziam e continuam a anunciar a morte deste partido, aqui fica a prova da vitalidade e do rejuvenescimento deste grandioso colectivo.

Pelo que li na proposta de teses entraram para o partido desde 2004 cerca de 7000 novos militantes, a grande maioria são jovens e destes um numero significativo são mulheres. Esta é sem duvida a resposta que muitos não gostariam de escutar, a renovação e não o definhamento.

A renovação do Comité Central é notória, muitos foram os que saíram, mas a entrada de muitos jovens entre eles muitas mulheres, fazem com que este órgão, dos mais importantes do partido, fique rejuvenescido e vá de encontro ás características sociológicas da população Portuguesa. Nele estão representadas em termos profissionais a maioria das profissões, notando-se que a predominância de "operários " continua a ser uma das características fundamentais.

No entanto e apesar de quase 30% dos militantes serem mulheres, nota-se que em muitas das instituições em que o partido têm representação elas não se encontram assim tão representadas. Veja-se o caso da Assembleia da Republica. Esta talvez seja uma lacuna que o partido deverá estar atento para a futura constituição de listas a este órgão, não que concorde com quotas previamente estabelecidas, acho que cada um deve desempenhar os cargos pelo mérito e necessidades mais prementes, mas penso que dentro deste colectivo haverá por certo mulheres que poderão dar um contributo bastante valioso para o enriquecimento da discussão politica.

Estou confiante que estes três dias de congresso trarão muitas soluções para o país e alternativas para os problemas existentes fazendo com que mais gente saia desta "apatia" em que vive muita da sociedade Portuguesa.

Um bom trabalho CAMARADAS.





Sem comentários: