quinta-feira, 6 de novembro de 2008

I´m Dalit. How Are You ?


Hoje lembrei-me deste rosto, dos seus olhos, lindos, e chorosos e da sua forma como falava, da revolta, da tristeza... , hoje lembrei-me dela, porque pensei como me sinto impotente por não poder fazer nada. Hoje lembrei-me e não quero esquecer. Este mundo tem mesmo de mudar.

Conhecia a realidade da Índia, mas devo confessar que nunca pensei que existisse esta diferença tão discriminatória entre as pessoas. A Índia é hoje um país de contrastes. A par da modernidade e do desenvolvimento, em termos sociais está organizada como há dois mil anos atrás. O sistema de castas continua a funcionar (apesar de proibido pela constituição) e a descriminar seres humanos. Existem pessoas, gente de carne e osso como nós que não tem direito a nada, são o lixo da sociedade, são intocáveis. Esta palavra intocável ( Dalit), fez-me pensar como é viver uma vida inteira sem um abraço, um afecto, um beijo..., porque é isto que se passa literalmente. As pessoas que não têm casta (e são mais de 300 milhões) não podem ser tocadas porque são "impuras", estão "emporcadas", "sujas" e porque nasceram assim é assim têm de morrer. O amor somente poderá existir entre eles, nunca poderão chegar a amar alguém que não seja como eles. É assim que os membros das castas superiores os consideram.

Esta é a força de uma religião que impõe a sua justiça, passando por cima da justiça dos tribunais. Todos os dias são violadas mulheres Dalits. Todos os dias são queimadas casas (barracas) com pessoas lá dentro. Todos os dias crianças são obrigadas a trabalhar como escravas, etc, etc...
E os países ditos de democráticos o que fazem para obrigar a Índia a respeitar os Direitos Humanos ??? NADA. A Índia nunca foi condenada pela ONU pelo não cumprimento desses Direitos. Outros interesses se levantam, os direitos económicos.


Para quem tiver um pouco de coragem visite este site, lá estará um excerto 11 minutos de um filme que mostra um pouco desta realidade. Uma imagem vale mais que mil palavras. http://www.idsn.org/movie/dalit.htm


Sem comentários: