terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Os "Velhos" que "Morram"


Vou voltar novamente ao tema do encerramento das urgências hospitalares. Ontem ao ouvir o Sr. Ministro da Saúde fiquei a saber que depois de este ter criado uma comissão para a reorganização a nível nacional das urgências e depois desta ter apresentado esse mesmo estudo ao Sr. Ministro de quais as urgências que devem fechar e quais os meios alternativos para fazer face a esse encerramento, ficamos todos a saber que o Sr. Ministro começa a Reforma do sistema pelo fim, quer isto dizer primeiro fecha e depois pensa em criar os meios alternativos propostos por esta mesma comissão.
De maneira nenhuma concordo com encerramento no interior do país de unidades de saúde, mas deixando este ponto de parte, como se podem fechar urgências sem que se tenham criado alternativas para as mesmas???
Como se podem tomar decisões politicas em fechos de infra estruturas de urgências ou SAPs, porque este ou aquele local não pertencem á cor politica do partido do Governo ???
Uma das perguntas que gostaria de fazer ao Sr. Ministro seria: Então se existe uma ambulância devidamente equipada para o socorro de um doente por exemplo com um principio de um enfarte (unidade com médico, enfermeiro e com equipamento), em Bragança, imagine Sr. Ministro se ao mesmo tempo em vez de um são dois doentes nesta situação ao mesmo tempo ??? Qual dos dois se escolhe para levar para o hospital mais próximo ??? (que fica a Km de distância)
Será que vai escolher estes doentes pelas idades ???
Então ficámos a saber que os mais velhos estão feitos. A idade neste país não é um posto é mais estorvo.
Para alem do Estado ainda lhes estar a pagar reformas ( de miséria), ainda querem cuidados de saúde ???
Os " velhos" que "morram".

Sem comentários: