quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Incentivos para a Natalidade


No dia em que todas as atenções mediáticas se voltaram para a posse dos dois novos ministros, José Sócrates vai ao Parlamento anunciar novos medidas de combate à pobreza e estímulos para a natalidade. Para não sair muito beliscado desta remodelação vêm então atirar-nos com areia para os olhos. Nada tenho contra as mesmas, acho como sempre, que pegam por tardias. Mas estes incentivos para a natalidade são no mínimo dissonantes com a pratica que o governo têm e pelos vistos vai continuar a ter, com as novas leis laborais. Não esqueçamos que governos sucessivos são os causadores pelo facto de as famílias portuguesas não terem mais filhos. Não que elas o não queiram, ou não os saibam fazer ( Cavaco disse que era preciso ensinar a “fazer filhos”, lol lol), mas quando são criadas leis que põem em causa os direitos das famílias, como por exemplo esta da flexísegurança, em que deixa de existir um horário de trabalho fixo e passa a ser flexível. Onde podem os pais deixar os seus filhos ? Como podem estes acompanhar o seu desenvolvimento escolar ? Todos nós sabemos que quando uma mulher procura trabalho existem muitas empresas que têm a lata de perguntar se estão a pensar ficar grávidas, e também sabemos que quando o ficam são as primeiras ser despedidas.

Combatemos a pobreza com mais empregos, com mais formação profissional, com mais qualidade no ensino, com melhores condições de vida, as jovens mães não precisam de esmolas precisam de trabalho e creches para colocarem lá os seus filhos. Não podemos dar o peixe, temos de dar linha e cana para ensinar a pescar. Com estas medidas estaremos a criar subsidio-dependentes e de certeza não será assim que conseguiremos acabar com a pobreza e a miséria que neste momento afecta tantas famílias em Portugal.

2 comentários:

Stranger disse...

Incentivos o caracinhas!
Pôr uma criança no mundo é cada vez mais um acto de coragem. Eu por mim tinha uma equipa de futebol mas, como dizia o outro "não há condições".
Desde falta de pediatras e porem crianças nas listas de espera para o "médico de família" até ao recuo que escolas PRIVADAS (sim, privadas)fazem quando ouvem falar em "dislexia", a mim e à minha criança já nos aconteceu de tudo um pouco. Por tudo isto, e enquanto não tivermos a "Liberdade a sério" que o Sérgio canta... volto a dizer. É preciso MUITA CORAGEM para trazer um filho ao mundo.

Stranger disse...

Já para não falar que são as mulheres as primeiras a serem despedidas quando engravidam.
As mulheres a serem olhadas de lado quando têm de faltar ao trabalho porque os filhos estão doentes.
Os horários das creches /escolas que não se compadecem com os horários "flexíveis" que cada vez mais nos são exigidos.
A perguntinha "da praxe" às grávidas: "Então, vai optar por 4 ou por 5 meses"?? com o olhar de lado estilo "é melhor que escolhas os 4 meses"...

TANTA coisa que ainda anda mal neste País. E ainda nos perguntam o que será preciso fazer para ter mais filhos??

Como diz o "SOcolari" dos gato: "E o burro sou eu"??
Haja vergonha!