quinta-feira, 22 de julho de 2010

Farinha do mesmo saco


A proposta do PSD de revisão da Constituição surge no momento certo, como que a tábua de salvação ao PS. Passos Coelho quer demonstrar ao eleitorado que existem diferenças entre um e outro partido, e como na prática, em termos de politicas efectivas não existem diferenças entre os dois, o PSD tenta distinguir-se do PS, para tal propõe uma alteração da Revisão Constitucional, que só poderá ser aprovada no mínimo com 2/3 dos deputados. Para que isso aconteça teria o PS de aprovar as propostas feitas pelo PSD. No fundo, este PS de José Sócrates tem agora agora a possibilidade de sair da esfera do poder sem perder muito do seu eleitorado, dizendo, como já o faz, que é um partido de causas sociais e que defende a Constituição tal como ela está redigida. Este facto poderá fazer com que muitos descontentes, com medo das propostas do PSD continuem a ser enganados e votem novamente num PS que se diz de esquerda.

O tempo por certo irá dizer se estou enganado, mas como a memoria é muito curta e continuamente se impõe aos portugueses o bipartidarismo, tentando fazer crer que mais nenhum outro partido tem capacidade de governar o país, o PS tem aqui talvez a sua tábua de salvação não deixando "fugir" mais votos, tentando mesmo ir à esquerda conquistar eleitorado , principalmente ao BE.

É certo que esta proposta não irá passar na A.R. tal como é feita, mas será uma arma de arremesso, usada pelo PSD contra o PS para a aprovação do Orçamento de Estado.

Será necessário estarmos alerta porque estes dois partidos "jogam" de uma forma suja, e como a memoria é curta o povinho continua a cair nestas esparrelas. É fundamental esclarecer a opinião pública. Estejamos alerta.

Sem comentários: