quinta-feira, 20 de março de 2008

EUA Chamam Sucesso ao Genocídio


Passaram cinco anos sobre a invasão do Iraque pelas tropas dos EUA e seus aliados. O sucesso desta operação foi aclamado pelo Sr. Buch como sendo um acto libertador. Chamam sucesso a um genocídio. Os números não enganam, mais de um milhão de mortos iraquianos, mais de cinco milhões de refugiados. Os Iraquianos estão a pagar com o seu próprio sangue esta liberdade que lhes foi prometida. Todos sabemos que esta invasão não teve como fundamento as tais armas de destruição maciça que os Sr. Buch dizia existirem. Hoje é publico e sem desmentido que essas armas foram o argumento usado para esta acção bélica e que na realidade elas nunca existiram. O poder económico subjugou um povo. O poder dos petro-dólares foi imposto pelos grandes. É disso que se trata. Mas não são só os iraquianos que sofrem. Dos mais de 150.000 soldados que se encontram ainda no Iraque, contabiliza-se mais de 4000 soldados mortos durante estes 5 anos. Muitas famílias americanas ficaram destroçadas.
Esta é uma guerra injusta que não trouxe de maneira nenhuma mais condições de vida para o povo Iraquiano, segundo dados da Amnistia Internacional :«centenas de pessoas são mortas mensalmente na violência omnipresente, enquanto um número incalculável de vidas são ameaçadas todos os dias pela pobreza, cortes de electricidade e de abastecimento de água, falta de alimentos e de remédios, e pela crescente violência contra mulheres e jovens raparigas».Ainda segundo a AI, «actualmente três iraquianos em quatro ainda não têm acesso seguro a água potável e perto de um terço da população – cerca de oito milhões de pessoas – depende da ajuda de urgência para sobreviver». Acresce que metade da população activa está desempregada e quatro iraquianos em cada 10 vivem com menos de um dólar por dia.
Os dados da ONU não diferem muitos destes que apresentei: – Cerca de 43% dos iraquianos vivem na pobreza extrema; entre 60 a 70% da população activa não tem trabalho; seis milhões de pessoas dependem da ajuda humanitária, incluindo a alimentação (o dobro do registado em 2004).
Impera no país o domínio das máfias. Será que é assim que os EUA dizem ser a liberdade.
Substituiu-se um ditador por uma outra ditadura, mais sangrenta e que colocou todo um povo a viver na miséria. Este é o sucesso do EUA.

Sem comentários: