terça-feira, 8 de julho de 2008

Esqueceram o "Português"


O "facilitismo" chegou, viu e venceu. Os alunos do secundário disseram que a prova de matemática foi fácil, ou mesmo muito fácil. Os professores de matemática vieram dizer que a prova foi uma vergonha, muitos dos alunos com uma simples calculadora resolviam alguns exercícios. No meio de tanto protesto a Ministra diz que as provas foram correctas e que os alunos é que se esforçaram mais e aprenderam muito melhor. Diz a senhora que os professores se mostraram muito mais empenhados, vai daí os alunos estimularam-se e aprenderam. Chega-se à prova de exame e a média sobe para uns 14 valores. Estrondoso, magnifico. Que critérios de avaliação terão sido feitos para que acontecesse este milagre.
A meu ver o Ministério fez provas para as estatísticas. Apresentam-nos resultados muito bons para nos dizerem que já deixamos de estar na cauda da Europa no ensino da matemática. Bem se for como o outro senhor toda a gente conseguirá fazer cursos superiores sem entender uma letra do tamanho de um numero.

Mas o Ministério teve um pequeno deslize, esqueceu-se do Português, e aí as médias baixaram. Proponho que para o ano em vez de Camões, saía Margarida Pinto Coelho, ou melhor ainda, o ultimo livro do Cláudio Ramos (penso que o seu 1º), talvez assim os nossos alunos passem a ter uma cultura mais chique.

2 comentários:

samuel disse...

Ó companheiro!... Que raio de ideia lhes foste dar!
Se já recorreram a textos de novelas de TV para testes de português, assim então...

Anónimo disse...

E não terem ido buscar textos antigos do Corin Tellado já é uma sorte,e assim vai este País...--
Helena