quarta-feira, 4 de junho de 2008

Miguel: Ontem sonhei com um Mundo Melhor

A foto de facto é pequena, mas este homem que tem por nome Miguel Urbano Tavares Rodrigues, não tem "tamanho" para mim. Ontem entrevistado pela jornalista da SIC Noticias Ana Lourenço no programa "Dia d" fiquei como que anestesiado com as palavras o conhecimento e a partilha de informações. Para mim foi uma aula dada por um professor cuja sabedoria e cultura são ímpares na sociedade portuguesa.
Ele é seguramente o jornalista e analista político que mais estudou, reflectiu e analisou a situação política na América Latina e noutros povos do mundo como por exemplo no Afeganistão. Viveu em muitos países, atravessou cordilheiras, esteve meses a viver com guerrilheiros na selva da Colômbia, no Afeganistão na Índia e em muitas outras partes do mundo. Conviveu com algumas das personalidades mais marcantes da historia recente da humanidade. Foi refugiado politico no Brasil onde trabalhou como editor de um jornal, viveu oito anos em Cuba.
Em Portugal passou por alguns jornais onde escreveu milhares de páginas, nomeadamente nos jornais «O Diário» e «Avante!, sendo seu director.
E depois deste corriculum invejável talvez por certo o maior de todos os jornalistas portugueses e depois do que vi ontem naquela "pequena", grande entrevista pergunto-me como é que nunca deram oportunidade a este homem de escrever em jornais de maior circulação ??? Como é que este homem nunca teve um programa de rádio ou de televisão ??? Porque não aproveitam o que de melhor temos ???
Infelizmente eu sei porquê. A comunicação social controlada pelos mesmos senhores do poder e do dinheiro, ostracizou-o por completo porque ele é portador de vários vírus infecto-contagiosos facilmente transmissíveis. Para além de ser comunista tem uma característica, para muitos pouco correcta, de "não ter papas na língua".
Mas ontem ao ouvi-lo no final da entrevista fiquei tão feliz, que pensei, este homem é sem duvida o exemplo do que é ser um cidadão do mundo.
E fui dormir e sonhei com um mundo melhor. Foi bom, muito bom.

4 comentários:

Maria disse...

Também eu fiquei colada ao écrã....
Nunca me canso de o ouvir falar...
Obrigada por este exelente post!
Um abraço

Mar Arável disse...

Foi bom ver e ouvir o Miguel

e ler o teu apontamento

samuel disse...

Por vezes, até a televisão tem momentos assim...
Foi bonito!

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer se é possível ouvir/ver esta emissão do dia D, com o Urbano Rodrigues, em podcast? É que tenho pena de não ter visto. Há já tão poucas coisas que valham mesmo a pena, e parece que esta foi daquelas que enchem a alma...