quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Será que o Chora também faz falta ???


Vai-se realizar este fim de semana mais um Congresso da CGTP IN. Muitos comentadores e outros que tais têm feito de tudo para dizer que o Movimento Sindical está de rastos e que como sempre a CGTP é uma correia de transmissão do PCP. Do que tenho lido e ouvido destes senhores Carvalho da Silva está em rotura com os orgãos da Central e por sua vez com o PCP, partido a que pertence. Mas curiosa foi a entrevista dada pelo Sr. António Chora ao Jornal do Pinhal Novo e que o Expresso fez o favor de transcrever na integra. Então dizia este Sr. que por sinal é deputado neste momento do B.E.: ... "Com a saída" de Florival Lança e José Ernesto Cartaxo "e a entrada de "novos" sindicalistas com ideias pré-concebidas contra a nova central sindical mundial, Manuel Carvalho da Silva vai ficar mais isolado e em meu entender não terá condições para levar o mandato até ao fim e sairá a meio, devido às contradições entre o que quer para o Mundo Sindical e o papel que o quererão obrigar a desempenhar".

Bem de facto este senhor deve ter ficado com uma grande dor de cotovelo pelo facto de não ter acento no Conselho Nacional da Central, nem sequer ter sido eleito para delegado ao congresso. Julga-se o maior e para o grande patronato é de facto o maior, ao fazer os acordos que tem feito na AutoEuropa, mas isso é uma outra história que com o tempo virá ao de cima. Mas dizia eu este Sr. não deve conhecer muito bem o funcionamento da Central nem tão pouco deveria de falar no PCP, pois ele como Ex Comunista deve saber melhor do que ninguêm o que é querer impor a vontade de uma meia dúzia de indivíduos á vontade da maioria, e se reparar-mos bem podemos procura-los e ver onde estão agora todos estes Ex comunistas que sairam do PCP. Por isso essa coisa de dizer que o Carvalho da Silva está sozinho no exucutivo, contra todos os outros é de facto de rir e bradar aos ceús.Que eu saiba ninguêm obrigou o camarada a continuar, e é de muito mau tom para este senhor "sindicalista" dizer que Carvalho da Silva não pensa pela sua cabeça. Muitas vezes as nossas opinões não são sufragadas pela maioria dos outros mas não é por isso que deixamos de pertencer ao colectivo. Veja-se a estrondosa participação na Manif. Nacional, que levou á rua mais de 200.000 trabalhadores. Muitos do que agora protestam foram contra a realização da mesma, mas ela fez-se e foi um êxito. Foi a vontade de uma maioria que se impôs à minoria, só que com uma diferença dos demais é que aqui respeita-se a opinião de todos, desde que seja dada nos respectivos orgãos a que pertencem. Não é andar na praça pública a defraudar aquilo que se diz em reuniões de orgãos executivos. Apetece-me dizer como o Paulo Bento, os "Bufos" só têm um lugar " A Porta da Rua". Espero que a CGTP continue sempre na defesa dos interesses dos trabalhadores porque para "vendidos" já temos uma outra central sindical a U.G.T.

Queria dizer só mais uma coizinha á meia dúzia de "sindicalistas" do B.E.: No proximo 1º de Maio da CGTP IN, podiam se integrar nas respectivas organizações sindicais. Que eu saiba o B.E. não é uma organização sindical, logo não deveria desfilar com panos e bandeiras identificativas do partido, ou será que estou enganado ?? Vou estar atento e vêr onde o Sr. António Chora vai desfilar, se com os seus camaradas da AutoEuropa se com os dirigentes do B.E., Louças e companhia. Imagine-se se os militantes e simpatizantes do PCP levassem cada um uma bandeira do partido, ficaria um mar de bandeiras vermelhas (com a foice e o martelo).

É que já não há saco para estes "putos" que se julgam "irreverentes" e tão bem fazem o jeito aos grandes deste país. Nunca mais me vou esquecer a quem é que o Zé fazia falta. Será que o Chora também está a fazer falta aos gajos ???

3 comentários:

Anónimo disse...

A razao tem razoes de que a razao desconhece ,quando li esse artigo do Chora,revi-me em algumas coisas , como o facto de que alguns dir sindicais já sao há mais anos trab do sindicato de que os que estiveram muitas vezes nas proprias empresas,"desconhecendo" é uma palavra muito forte porque penso que neste caso nao se pode dizer isso,mas muitas vezes a realidade ouvida e a vivida sao diferentes, e para se ser um bom delegado sindical é preciso ser-se muito empenhado e ter muita coragem para levar nas trombas muitas vezes até dos proprios colegas,e sao precisos muitos anos para se entrar dentro dos meandros das leis e das instituiçoes e saber dar a volta ás coisas, por isso nao é dum dia ou dum ano para o outro que se arranjam bons delegados sindicais, por isso penso que esse sr chora nao tem razao em muitas coisas que diz nesse artigo,e digo isto porque hj que já nao sou dirigente sindical e sei do que estou a falar porque estive muitos anos ligada ao sindicato dos texteis e passeilá os anos de maior encerramentos de empresa do sector,e posso dar aqui testemunnho da vontade de resolver os problemsa dessas empresas e desses trab levava a que muitas vezes a que a direçao do sindicato tivesse que ficar noites inteiras para dar resposta a que os curtos prazos que eram dados pela in justiça dos tribunais fossem cumpridos horas essas que nao lhes eram pagas nem sequer tantas vezes agradecidas por isso e para esses homens e mulheres que tanto teem feito na luta e na defesa do interese dos trabalhadores aqui vai a minha pequena e justa homenagem ...A LUTA CONTINUA ,enquanto houver injustiça social espero que haja sempre alguém que zele pelos nossos direitos viva a CGTP-in Helena

Orlando Gonçalves disse...

Boa Leninha. Aqui esta uma verdadeira mulher do Norte. E essa consciencia que precisamos todos. Enquanto nao virmos quem realmente nos defende e quem luta por nos, nao saberemos nunca quem respeitar. E eu respeito muito todos os homens e mulheres deste pais que lutam sempre pelo colectivo, muitas das vezes com muito, muito esforço. Tu fostes uma delas e muito orgulho tenho de ti. e tantas e tantos outros. Queria aqui dar um grande abraço e beijo a minha querida Manuel Prates, Dirigente Sindical do Sindicato dos Texteis, outra grande mulher.

Unknown disse...

A verdade é que longe vão os tempos em que as frentes sindicais lutavam com afinco em defesa do trabalhador, em que os sindicatos se manifestavam e desses manifestos surgiam beneficios.
Mas meu amigo, e sei q vais ficar danado, numa altura em q cada vez mais existe uma oposição que apenas dá motes ao governo para se vangloriar, não podemos estar á espera que nas frentes sindicais seja diferente.`
É tudo muito simples, enquanto este país só sair á rua para dar vós aos de fora não vamos a lado nenhum. Todos os dias sou confrontada com situações que mostram realmente q o nosso 1º está com a razão,note-se a tranquilidade, a q muitos chamam gelo,com que ele responde a tudo o que lhe é questionado...
temos de deixar a ideia de q somos uns coitadinhos e q estamos a caminho da banca rota por culpa de a b ou c...
Temos q trabalhar, fazer valer os nossos direito mas com coragem e sem medo das tão em voga represálias.