segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Recordar





Passam hoje precisamente 62 anos sobre o lançamento da 1ª bomba nuclear. Esta foi lançada sobre a cidade Japonesa de Hiroshima. 6 de Agosto de 1945. Uma data que o mundo não esquece. Sobreviventes, habitantes, visitantes e autoridades de todo o mundo cumpriram um minuto de silêncio em honra das vítimas às 08h15 (00h15 em Lisboa), hora a que o bombardeiro americano "Enola Gay" largou a bomba nuclear sobre Hiroshima. Morrem mais de 140 mil pessoas naquele dia e nos meses seguintes devido ao rebentamento da bomba. Ainda hoje os seus efeitos se fazem sentir.
Três dias depois, a 9 de Agosto de 1945, outro avião americano largou uma bomba de plutónio sobre a cidade de Nagasaki, provocando a morte a mais de 80 mil pessoas. Foi assim que os EUA mostraram ao mundo quem é que mandava. Depois disso muitas outras atrocidades foram cometidas, sempre ou quase sempre executadas pelos mesmos, sempre com o intuito de subjugar outros países ao “eixo do bem” . Neste triste dia recordemos então aqueles que morreram, aqueles que sofreram depois e que ainda hoje sofrem sem que nunca tenham percebido o Porquê de tanta Maldade.
E ainda nos vêm falar de Terrorismo. Os verdadeiros Terroristas do mundo sempre foram aqueles que disfarçadamente procuram a Paz , fazendo a Guerra.
Apetece-me dizer “ Vós que lá do vosso Império; Prometeis um mundo novo; Calai-vos que pode o Povo; Querer um mundo novo a Sério.” Eu quero.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo que o lançamento da bomba atómica foi e continuará a ser um dia triste para o mundo, sem dúvida que a nação que ganhou a II Guerra Mundial foram os Americanos impondo a sua vontade económica como política no mundo até hoje. Mas não posso concordar com o facto de um grupo de nações de Ditadores como a Itália, Japão de sobretudo a Alemanha que estava a invadir outras nações em que ninguém lhes desse luta, não obteve-se uma resposta aos seus actos. A utilização da bomba atómica acabou com a guerra que se estava a travar no Pacifico, por isso não posso criticar a utilização da do armamento nuclear mediante estas condições e admito também que nunca mais seja utilizado por nenhuma nação, grupo ou pessoa.