quarta-feira, 11 de março de 2009

Bloco de "Esoeerda" e Angola


Durante a visita que o presidente de Angola fez a Portugal, o BE quis criar um facto politico, e mostrar-se como aquilo que tenta ser, um grupo radical, nas ideias e nos actos e que não mede consequências. Ao não participar na recepção que a Assembleia da Republica fez a José Eduardo dos Santos, o BE quis demonstrar, tal como o fez a quando da visita do Rei de Espanha (levantando-se das bancadas e saindo do hemiciclo), que tem princípios. Para mim esse principio será mais a mal formação a roçar a má criação, do que outro acto que possamos tirar destas atitudes. Não está aqui em causa as divergências que poderão existir entre uns e outros, trata-se daquilo a que eu muito sinceramente acho que faz falta ao BE, que é o ter um pouco de sentido de Estado, para além de lhes faltar educação, e não se confunda má criação com irreverencia. Para todos os efeitos Angola é um estado soberano com instituições próprias. O povo Angolano vive em Paz há muito pouco tempo, foram mais de 40 anos de guerra. Muitas gerações nasceram e morreram sem terem visto outra realidade. Posso até concordar que a corrupção está instalada nos meios políticos. Concordo que não será de bom tom o Presidente de Angola viver faustosamente com a sua família, sendo inclusive a sua filha dona de alguns dos principais bancos angolanos. Concordo que o povo vive mal e que é preciso criar condições para uma vida melhor com futuro. Penso que as coisas aos poucos estarão a mudar, veja-se a aposta neste momento na educação. Talvez o futuro se encarregue de mudar a sociedade Angolana no sentido de a tornar mais democrática mais prospera e mais justa como tanto ansiava e pelo tanto que lutou Agostinho Neto.
Tudo isto para dizer que não será com atitudes como as que o BE teve ontem, ao não estar presente na recepção do presidente Angolano, que as coisas irão mudar mais depressa.

Compreendo que ainda sejam muito "jovens" e queiram continuar a ser chamados de "rebeldes", afinal de contas ainda só fizeram 10 anos..., mas que raio o Lousã já não é propriamente uma criança, pode ser que daqui por oito anos atingindo a maioridade, consiga ter uma visão mais alargada, pois nessa altura já terá passado a casa dos 60 anos, lol lol lol.

Sem comentários: