terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

As Praças de Jorna


Frequências e mais frequências e mais exames e mais exames que por fim chegaram ao seu término, para o proximo semestre há mais (foi produtivo o esforço, bons resultados). Só tenho pena de não ter tido tempo para vir aqui, a esta minha tribuna dizer de minha justiça. Mas estou de volta. E logo com um tema que vai trazer tantos dissabores ao nosso povo.

No dia em que entra em vigor o tão famigerado "código do desemprego", perdão código do trabalho, a UGT, no voz de João Proença vêm dizer (como é seu apanágio), que do mal o mesmo, neste código (cozinhado entre os patrões, o P.S. e os amarelos), estão salvaguardadas as garantias para que os futuros trabalhadores, agora jovens, alcancem melhores condições de trabalho e de futuro sejam contratados, não a recibo verde, mas com verdadeiros contratos de trabalho. João Proença, que diga-se de passagem se têm comportado muito bem, obedecendo ao mando do "dono", vem dizer que os acordos que foram feitos foram no sentido da salvaguarda dos interesses dos trabalhadores.

Bem, acredito que a maioria dos trabalhadores não tenha lido este código, mas uma coisa tenho a certeza, os nossos patrões ganham uma "arma" que não vão querer deixar de usar. Se neste momento é o que se vê, e sente, desemprego e mais desemprego, daqui para a frente a situação será bem pior. As horas extraordinários deixam de ser pagas, começam os "bancos" de horas. Qualquer dia voltamos ao velhinho tempo dos meus avós em que, para trabalhar se ia para praça principal lá da vila, (como gado ao monte), para depois serem escolhidos pelos patrões para o trabalho desse dia. Parece que a história se repete como há 100 anos atrás. Acredito que para os patrões as "Praças de Jorna" sejam a melhor solução para poderem encher ainda mais os bolsos.
P.S.: Foto,Praça de Jorna, Traseiras da Igreja de Stº António, anos 30/40, Lisboa.

1 comentário:

Anónimo disse...

A Revolução é a solução para a crise!
Hu Ah! Chávez no se va!

Chávez en el Balcón del Pueblo jura consagrar su vida al servicio del pueblo venezolano
http://www.radiomundial.com.ve/yvke/noticia.php?19751

Novo Blog do colectivo "Tirem as Mãos da Venezuela" em (lê, participa, comenta, divulga...):

http://tirem-as-maos-da-venezuela.blogs.sapo.pt/