quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Perigo Fascista


Recomeça onde começou. Berlusconi é um fascista com capa de democrata. Segundo informações veiculadas pelos media, consta que pelo parlamento de Roma vai passar uma proposta para que o direito à greve seja dilacerado, ferido de morte. Querem estes senhores, desta coligação, que quando os sindicatos convocarem uma greve os trabalhadores que a ela aderirem permaneçam nos seus locais de trabalho, trabalhando, dizendo só ao patrão que estão de greve, mas continuando a trabalhar. Confuso. Pois eu também achei confuso e como estamos numa época de Carnaval, pensei que fosse alguma partida. Mas de facto não o é. Esta proposta entrou mesmo no parlamento e arrisca-se a ser aprovada pela maioria dos deputados desta câmara.
Neste momento a Itália vive uma das maiores contestações sociais dos últimos anos, com centenas de milhares de pessoas na rua, pedindo uma mudança nas politicas governamentais. O governo, na pessoa de Silvio Berlusconi, com receio de perder o poder vai deitando cá para fora leis que visam acabar com a liberdade individual de cada um, sobreponde-se mesmo às decisões dos tribunais, como foi o caso recente da jovem Eluana Englaro, em coma à 17 anos e que por decisão própria e dos seus familiares decidiu morrer, dando os tribunais provimento a tal decisão à qual no dia da sua morte os parlamentares tentaram responder com a feitura de uma lei que tornasse a decisão do tribunal nula.

Estes são exemplos de praticas, já anteriormente vista nesta nossa Europa a quando de anteriores crises económicas no século passado e que levaram com que se caminhasse para ditaduras fascistas.

A humanidade está a tomar um caminho perigoso, nunca nos esqueçamos que Hitler também chegou ao poder com o voto popular.

Será necessário estar atento a estas incursões de determinados políticos na democracia. Será sem duvida preciso resistir com todas as armas, para que algo de muito grave não aconteça.

Sem comentários: