sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O "Show" do 1º Ministro


José Sócrates negou que o Governo esteja a aproveitar o início do ano lectivo para fazer propaganda. Mas o que dizer de 21 membros do governo - o 1º Ministro, 7 ministros e 13 secretários de estado -, enviados a várias escolas do País para a entrega de dois mil computadores. Esta iniciativa prevista no âmbito do Plano Tecnológico e diga-se apoiada com fundos da Comunidade Europeia, peca por tardia, ela já estava inscrita no plano do governo desde 2005. Lembram-se por certo no tempo do Eng. Guterres, esse sim Eng., já se falar de Internet a baixo custo para todos os utilizadores, também inserido na tão apregoada prioridade ao Ensino. Mas pergunto eu, é com estas medidas que o 1º Ministro e a Srª Ministra da Educação vão combater o abandono escolar (Portugal têm neste momento mais de 30% de jovens que não completam a Escolaridade Obrigatória, a taxa mais elevada da Europa) e o insucesso escolar ?????. Será que é com o novo programa "Novas Oportunidades", em que se completa o 9º ano em 3 meses, as pessoas vão aprender alguma coisa. Ou isto é só para diminuir a estatística e ficarmos bem na fotografia Europeia.

Não vai haver Plano Tecnológico que resista se não houver uma verdadeira politica para o ensino em Portugal. Em que se dê de facto a oportunidade a todos para aprenderem correctamente. Não é não com cursos intensivos de três meses descartáveis que não servem verdadeiramente para nada que se vai valorizar profissionalmente e culturalmente os nossos cidadãos.

O futuro está na educação e não em promover um "show mediático" em torno do início das aulas, pois isso é coisa que acontece todos os anos.

1 comentário:

José Carrancudo disse...

A taxa do abandono escolar, mais correctamente, é de 40%.

O governo anda anda a fazer uma campanha propagandista feita de vários componentes, entre os quais, além da entrega dos computadores, consta a propaganda de resultados dos ano lectivo anterior, que de facto não indicam que alunos sabem melhor a matéria, mas sim, que os professores fazem um maior e melhor esforço na inflação das notas.