terça-feira, 23 de junho de 2009

A "tourada" do BE


A primeira eleição passou, outras estão a caminho e novos temas surgirão em telejornais, jornais e afins. Por certo a cobertura (gosto deste termo) dos acontecimentos continuará a ser feita como até aqui de uma forma "plural" e "imparcial", lol lol. Cheire-me que a "tourada" da desinformação continuará.

E por falar em tourada lembrei-me que nunca fui a uma, talvez por ser um "espectáculo" que não goste. No entanto a minha posição sobre o tema é neutra. Não posso deixar de reconhecer que em termos culturais o espectáculo tauromatico está enraizado na cultura de certas regiões do país e conta com muitos aficionados. Também sei, caso as touradas fossem proibidas ninguém investiria na criação de touros bravos e então passaríamos a ter mais um animal em extinção. Tudo isto vem a talhe de foice porque a a Câmara Municipal de Sintra aprovou o novo Regulamento de Animais que estabelece que os mesmos não podem sofrer, psicológica ou fisicamente neste concelho.É certo que o dito regulamento para já apenas se destina aos espectáculos - como os circos e as touradas. E pergunto eu: E os aviários e os matadouros ? Será que não são animais com os mesmos direitos ?

Este critério de escolha de quem deve ou não ser protegido também me deixa um pouco confuso. É que esta proposta foi apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Sintra, (proposta essa que só teve os votos contra do PCP e de alguns dos eleitos do PS), e a minha duvida é se alguma vez o BE a irá fazer na única Câmara Municipal que detêm no país: Salvaterra de Magos. Estranho que a preocupação com o sofrimento dos animais mude de concelho para concelho uma vez que caso fosse proposta a proibição de touradas numa terra onde existe tamanha aficion seria o fim do único baluarte deste tão mui e ilustre partido ou melhor Bloco da Esquerda intelectual.

Um apelo: cuidemos dos nossos animais o melhor possível dando-lhes muito amor e carinho e por favor nunca os abandone.

3 comentários:

David disse...

Louçã lidera defesa do Governo.

A ler:
http://blasfemias.net/2009/06/23/o-bloco-que-o-bloco-quer

Luís Rocha disse...

http://tirem-as-maos-da-venezuela.blogs.sapo.pt/

Comunicado de Solidariedade com o Povo Hondurenho e com o Presidente Zelaya


Depois de se confirmarem notícias que um Golpe de Estado está ocorrendo em Honduras com o sequestro do Presidente, democraticamente eleito, Manuel Zelaya. O colectivo português "Tirem as Mãos da Venezuela" apoia o pedido de solidariedade com o Povo Hondurenho e o seu Presidente Manuel Zelaya feito pela Ministra de Relações Exteriores Patrícia Rodas, exigindo:

- respeito pela democracia hondurenha e pelo seu Chefe de Estado democraticamente eleito.

- respeito pela vida e liberdade do Presidente Manuel Zelaya, do seu governo e de todos os seus apoiantes.

- respeito à decisão soberana de realizar uma consulta popular sobre a realização de uma Assembleia Constituinte.

- os militares devem defender o seu povo e a sua democracia, e jamais a sua oligarquia!

- por uma América Latina livre de golpes imperialistas e de oligarcas!

zzz disse...

Pelo q tenho lido, a posicao da CDU em relacao as touradas e' assim para o neutro, ou seja, nao se interessa que animais sejam torturados e massacrados por puro divertimento. Pactua, por omissao, com essa tortura. Sera' porque a maior parte do seu poder eleitoral esta em areas onde a populacao gosta de ver animais a serem torturados, ou, no eufemismo deste blog, sao "aficionados" (aficionados ao sangue dos animais massacrados) E' bom saber isso, porque assim ja nao tenho duvidas em quem (nao) votar.