quarta-feira, 15 de abril de 2009

Zê Pedro a as suas Entrevistas


Sou um grande apreciador do trabalho dos Xutos&Pontapés. Já tive a oportunidade de os ver ao vivo variadíssimas vezes, a ultima das quais o ano passado na Festa do Avante. Lembro-me que uma semana antes da actuação do grupo na referida festa, o Zé Pedro deu uma entrevista algo polémica e estranha, com declarações pouco abonatórias em relação ao PCP.

Esta semana, Zê Pedro toma de novo a palavra (e mais valia estar calado). No álbum de celebração dos 30 anos de carreira do grupo, Tim compôs uma letra de intervenção politica. Novamente Zê Pedro em discurso directo vêm dizer e passo a citar "...interpretar esta faixa, cantada pelo baterista Kalu, como um hino contra as políticas do Governo socialista é "deturpar" a intenção do grupo. Não há aqui alvos a abater", diz, em resposta ao facto de o refrão começar com a frase "Senhor engenheiro, dê-me um pouco de atenção"..., e continua "Não queremos fazer um ataque político a ninguém. A letra exprime mais um grito de revolta, é um alerta para o estado da Justiça e para uma classe política em geral que, volta e meia, toma atitudes que deixam os cidadãos desamparados"; "Neste contexto, (Zé Pedro insiste) que qualquer aproveitamento da música para criticar e contestar o Governo não receberá a "solidariedade" dos Xutos" voltando a firmar alguma simpatia para com o Engenheiro (entrevista ao jornal "Publico".

E digo eu, "não se pode ter ao mesmo tempo sol na eira e chuva no nabal". Gostaria de saber se os outros elementos do grupo partilham da mesma opinião que o Zê Pedro. Não deixo de achar estranho, que volta e meia este rapaz surja com este tipo de declarações, querendo justificar o injustificável, os Xutos não precisavam disto. A canção é de facto um grito de revolta contra a situação e não querendo aproveitar o facto politicamente, este não poderá ser alheado da realidade em que o país está mergulhado.
Será por certo caso para dizer que o Zê anda a fazer uma triste figura, não igual às que fazia anteriormente, essas tinham perdão, estas não.
Contudo isto continuo a gostar muito do grupo e no dia 24 de Abril lá estarei no Seixal para ouvir a apresentação deste álbum ao vivo.

2 comentários:

O Puma disse...

Seria bom que no Seixal

fosse claro

em relação ao "engenheiro"

Paula Chorão disse...

Amigo Orlando,

Cada um tem o direito de dizer aquilo que pensa e de ter as suas próprias convicções, não?

Beijinhos,
Paula