segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Salazar - O Monstro


Numa altura em que estão a querer desenterrar o morto e dizer que Sua Excelência até não era assim tão mau, surgem entrevistas que de uma maneira ou de outra tentam deitar cinza no lume para que ele fique um pouco mais brando. Um antigo presidente da Republica Portuguesa diz, em entrevista ao Expresso, que nunca conheceu Salazar, mas que nas eleições de 1969 votou em Marcelo Caetano porque acreditava na mudança. Ao falar de Salazar, Ramalho Eanes distingue o Salazarismo em três períodos. O primeiro, "imediatamente após a queda da República. O próprio Fernando Pessoa foi levado, de alguma forma, a justificar a ditadura militar, vista como uma solução indispensável ou pelo menos aceitável perante a situação a que o país chegara". O segundo período vai até ao final da 2ª Guerra Mundial, quando "Salazar impôs a sua vontade e o seu poder, e colonizou toda a sociedade civil portuguesa. Nem a própria Igreja Católica excepcionou". Ao último período Eanes designa de "fase da oportunidade perdida. Salazar tinha capacidade, poder e condições para fazer a abertura do regime e resolver o problema colonial". Não fez uma coisa nem outra. Além disso, "revelou um conservadorismo retrógrado preocupante"."Tinha uma óptima impressão de Marcelo".

A entrevista continua e fiquei a pensar: este homem que foi presidente da Republica de Portugal depois do 25 de Abril nem sequer pronunciou a palavra ditadura, falta de liberdade de expressão, censura, tortura, prisões. Mas será que querem mesmo passar um pano numa parte da historia de Portugal. Isto é um insulto a todos os democratas que padeceram às mãos do antigo regime. É um insulto e uma provocação a todos os que estiveram presos pelas suas convicções politicas. É um insulto, é uma provocação e um desrespeito por todos aqueles que morreram às mãos de uma policia politica, que existiu. É uma humilhação a todos os Portugueses que passaram fome e necessidades básicas, que foram explorados até ao tutano, crianças de tenra idade a trabalhar, gente sem instrução, que era mantida na mais crua ignorância. O Povo Português passou o que de pior havia para passar. E agora vêm estes senhores falar, tentando branquear, esconder uma realidade vivida durante 48 anos. Salazar foi um monstro assim como o são todos aqueles que agora o querem defender.

Será por isso que estão a fazer um condomínio fechado na António Maria Cardoso ??? Mas cada vez que lá passo ainda se ouvêm os gritos daqueles que murmuravam, gritando, LIBERDADE !!!!!!

2 comentários:

Maria disse...

O RE anda a "esticar-se". Mais um bocadinho e ainda mostra a verdadeira face...

Excelente é a pintura de Abel Manta!

Um beijo

O Puma disse...

é preciso dar luta à canalha