quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Saudade do Álvaro


Fazia hoje 97 anos o homem que pelo seu carácter e inteligencia foi um dos maiores vultos da politica e da cultura portuguesa. Sobretudo politico, mas também escritor, pintor, ensaísta, poeta, tradutor, etc. Foi, e continua a ser um dos maiores da nossa sociedade. Ao longo da sua vida foi sem duvida um exemplo para muitos de nós. A sua luta pela liberdade de pensamento e pela melhoria das condições de vida do povo português, fizeram com que fosse preso e sofresse horrores nas cárceres do fascismo, mas ele nunca desistiu, pelo contrario, isso só o tornou maior e fez dele um tenaz opositor da ditadura. Era um homem temido e odiado por muitos, principalmente pelos grandes capitalistas, mas ao mesmo tempo que esse ódio foi mantido por esses senhores, junto das classes mais desfavorecidas e do povo em geral, ele foi e continua a ser admirado e amado.
Nascido no seio de uma família burguesa, foi um homem que abdicou sempre de mordomias, vivendo com pouco. Inteligente culto, pautou a sua vida pela coerência e pela dedicação a uma causa que acreditou até à morte. Fez-nos a todos, os que acreditamos que a sociedade pode ser mais justa, compreender que a fraqueza humana é um dos pontos negativos que fazem com o homem se torne egoísta. Contra este facto ele lutou sempre e penso que conseguiu transmitir aos seus camaradas alguma dessa forma de pensar. Foi coerente até morrer.
Fazia hoje anos, se fosse vivo. Para mim continua vivo, não só nas minhas lembranças, mas na vida real. No entanto sinto saudades da sua presença física.
Um grande abraço, camarada Álvaro Cunhal.

Sem comentários: