segunda-feira, 15 de março de 2010

A verdade sobre a morte de Orlando Tamaya


Por curiosidade andei a investigar sobre a morte de Orlando Tamaya, (um cubano que morreu por ter feito greve de fome) e cheguei à seguinte conclusão, contrária ao que muita da imprensa internacional e nacional anda a dizer por aí: o Srº não era, nem nunca foi preso politico. Este senhor foi julgado por vários crimes: posse de arma, burla qualificada, violação de domicilio e agressões. Desde 1993 que cumpria pena por vários destes crimes. No ano de 2003 foi libertado sob fiança e foi novamente preso após reincidência. Foi lhe dado todo o apoio médico necessário (inclusivamente teve de ser intervencionado cirurgicamente para remoção de um temor cerebral). Segundo relatos de outros presos, tentaram demove-lo desta greve de fome, mas a pressão exterior Anti Cuba é muito elevada e tudo tentaram par afazer deste homem, um mártir. Em muito contribuiu a "ajuda" externa à família com apoio monetário e promessas da sua libertação para breve.

Depois de vários artigos lidos, chego à conclusão que mais uma vez se tenta atingir um Estado de Direito como é o Estado Cubano, pelo facto de querer seguir o seu caminho, diferente daquele que sempre lhe quiseram impor. Esta noticia só veio trazer mais uma vez a desinformação entre as pessoas, deve ser por esse motivo que o Srº Daniel Oliveira tem a correr no seu Blog um abaixo assinado, condenando o regime Cubano por esta morte. Bem por esta ordem de ideias qualquer dia temos os presos de delito comum, aqui em Portugal a fazerem greve de fome e a dizerem que é por motivos políticos. O que faria então Daniel Oliveira ??? De que lado estaria ele, do lado da justiça ou do condenado ???

É sempre triste o facto de alguém morrer nesta condições (nem este homem o merecia, nem ninguém o merece), mas quando é a própria vontade a querer, quem a consegue deter, ainda para mais incentivada por outros.

Sem comentários: