quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Ivone Dias Lourenço


Existem pessoas que devem de ser recordadas pela sua coragem de vida, Ivone Dias Lourenço era uma dessas.Nascida em 1937 em Vila Franca de Xira, de origem operária, Ivone Dias Lourenço dedicou toda a sua vida à luta do seu Partido de sempre pela liberdade, a democracia e o socialismo. Membro do PCP desde 1953, participou no MUD na primeira metade da década de 50, foi membro do Comité Local do Porto e desempenhou, ainda antes do 25 de Abril, várias tarefas ligadas ao aparelho técnico do Partido. Na clandestinidade desde 1956, Ivone Dias Lourenço passou sete anos nas prisões do regime fascista. Integrava actualmente o colectivo do Avante!, sendo desde o 25 de Abril secretária da redacção do órgão central do PCP

Filha de um grande militante do PCP Antonio Dias Lourenço, desde muito nova soube o que era viver na clandestinidade. Os sete anos que passou na prisão fazem de Ivone Dias Lourenço entrar no núcleo de mulheres que mais anos passaram nas cadeias fascistas. Toda a sua juventude foi vivida a lutar contra um regime que ela abominava. Uma mulher de armas que soube sempre estar ao lado daqueles que mais precisaram. A sua vida foi sempre a causa da liberdade, da igualdade da não discriminação das mulheres e de todas as minorias. Numa altura em que muitas mulheres estão a emergir na sociedade portuguesa em alguns cargos de maior relevância há que não esquecer aquelas que sempre lutaram para que hoje em dia existisse uma maior igualdade, ainda muito longe de ser total, entre homens e mulheres.

Até sempre Camarada.

Incentivos para a Natalidade


No dia em que todas as atenções mediáticas se voltaram para a posse dos dois novos ministros, José Sócrates vai ao Parlamento anunciar novos medidas de combate à pobreza e estímulos para a natalidade. Para não sair muito beliscado desta remodelação vêm então atirar-nos com areia para os olhos. Nada tenho contra as mesmas, acho como sempre, que pegam por tardias. Mas estes incentivos para a natalidade são no mínimo dissonantes com a pratica que o governo têm e pelos vistos vai continuar a ter, com as novas leis laborais. Não esqueçamos que governos sucessivos são os causadores pelo facto de as famílias portuguesas não terem mais filhos. Não que elas o não queiram, ou não os saibam fazer ( Cavaco disse que era preciso ensinar a “fazer filhos”, lol lol), mas quando são criadas leis que põem em causa os direitos das famílias, como por exemplo esta da flexísegurança, em que deixa de existir um horário de trabalho fixo e passa a ser flexível. Onde podem os pais deixar os seus filhos ? Como podem estes acompanhar o seu desenvolvimento escolar ? Todos nós sabemos que quando uma mulher procura trabalho existem muitas empresas que têm a lata de perguntar se estão a pensar ficar grávidas, e também sabemos que quando o ficam são as primeiras ser despedidas.

Combatemos a pobreza com mais empregos, com mais formação profissional, com mais qualidade no ensino, com melhores condições de vida, as jovens mães não precisam de esmolas precisam de trabalho e creches para colocarem lá os seus filhos. Não podemos dar o peixe, temos de dar linha e cana para ensinar a pescar. Com estas medidas estaremos a criar subsidio-dependentes e de certeza não será assim que conseguiremos acabar com a pobreza e a miséria que neste momento afecta tantas famílias em Portugal.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Mudança de Cosmética


E chegou a tão espera remodelação governamental. Dizem os média que Correia de Campos quis sair após o discurso de Cavaco na sua mensagem de Ano Novo. Não acredito muito nessa, pois a contestação popular ao Ministro estava a subir de tom e arriscava-se o executivo de Sócrates a baixar ainda mais nas intenções de voto dos Portugueses. Dizem outros que o próprio aparelho do PS, mais á esquerda, estava desconte com a actuação de Correia de Campos e que exerceu pressões sobre Sócrates para a saída do Ministro. Um outro motivo seria a pressão exercida pelo deputado Manuel Alegre, esse mesmo o tal que vota a favor das leis na Assembleia da Republica e depois faz declarações de votos. Ora cheio de boas intenções está o inferno cheio. Por sua vez a Ministra da Cultura sai também envolta em polémica, Isabel Pires de Lima estava a tornar o Ministério ingovernável em confronto directo com muitos dos seus directores.
Mas o que interessa aqui dizer é que esta mudança no meu ponto de vista em nada vai trazer alteração na politica seguida pelos novos ajudantes de Sócrates, como o povo costuma dizer "A ...... é a mesma, o cheiro é que é diferente". Era preciso que esta mudança se traduzisse numa alteração das politicas para os sectores em causa, o que diga-se de passagem não acredito muito, foi mais uma mudança de cosmética do que outra coisa.No entanto esta foi talvez a primeira vitória da contestação popular que tem vindo a ser exercida pelo povo na rua. Não se pode ficar descansado e desarmar na luta, que continuar a lutar por uma vida melhor e melhores condições de vida. O povo assim o exige e vai continuar a exigir.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Cego é aquele que não quer vêr


Depois de ter lido a noticia abaixo referida confirmei todas as minhas suspeitas. Portugal, ou melhor dizendo, alguns políticos Portugueses beneficiaram desta benesse feita aos EUA e a Buch. Muitos dos cargos que estes senhores ocupam tanto na União Europeia como nas Nações Unidas foram a paga dada pelos EUA. Claro que Portugal e os portugueses em geral nada beneficiaram como isso, muito pelo contrario, a imagem que fica para o mundo em geral é que Portugal não passa mesmo de um capacho das grandes potencias e mais propriamente dos EUA. Tanto apregoamos as leis vigentes e os tratados feitos com a U.E. que somos os primeiros a viola-las quando os interesses de uns certos políticos estão em causa. Vergonha é o que sinto por o meu país se prestar a este tipo de actos bárbaros e desumanos. E propôs o nosso P.M. Sócrates a quando da presidência da U.E. o Dia Europeu Contra a Pena de Morte. Para além de arrogante não passa mesmo de um hipócrita. E não venham com a treta de que não sabiam de nada. Cego é aquele que não quer vêr. E por aqui parece que existem muitos cegos.

Os Voos "Secretos"

A organização de direitos humanos britânica REPRIEVE garante que mais de 700 prisioneiros foram ilegalmente transportados para a base norte-americana de Guantanamo "com a ajuda de Portugal" e que pelo menos 94 voos passaram por território português, entre 2002 e 2006.
A REPRIEVE, organização não-governamental de beneficência criada por advogados, em 1999, para prestar representação legal a prisioneiros que enfrentam a pena de morte, sobretudo nos Estados Unidos, divulgou hoje um relatório que, nas suas palavras, "demonstra inequivocamente que 728 de 774 prisioneiros de Guantanamo foram transportados através de jurisdição portuguesa".
O relatório, aponta a organização de advogados, foi compilado através da comparação de dados obtidos junto das autoridades portuguesas, informações do Departamento de Defesa dos Estados Unidos com datas de chegadas de prisioneiros a Guantanamo e testemunhos de muitos prisioneiros.
O documento, que, segundo a REPRIEVE, detalha pela primeira vez os nomes dos prisioneiros e as suas histórias, aponta que "pelo menos em seis ocasiões aviões de transferência de prisioneiros voaram directamente da base das Lajes nos Açores para Guantanamo".
"Nenhum destes prisioneiros poderia ter chegado a Guantanamo - e sido sujeito a seis anos de abusos - sem a cumplicidade portuguesa e existem ainda várias dezenas de homens que poderão enfrentar a pena de morte após terem sido transferidos pelos Estados Unidos através de jurisdição portuguesa", afirmou o Director-Gegal da REPRIEVE, Clive Stafford Smith.
A ONG defende que as investigações "demonstram que Portugal desempenhou um papel de apoio de relevo no amplo programa de transferência de prisioneiros" e, "pelo menos, nove prisioneiros transportados através de jurisdição portuguesa foram cruelmente torturados em prisões secretas espalhadas pelo Mundo antes da sua chegada a Guantanamo".
Segundo o responsável da REPRIEVE, "Portugal tem de levar a cabo um inquérito público e exaustivo e chegar ao fundo destas violações do direito internacional".O caso dos "voos da CIA" teve início em Novembro de 2005, quando o jornal norte-americano Washington Post revelou a existência de prisões secretas da CIA em vários pontos do Mundo, incluindo em países do Leste europeu.
Rapidamente, o assunto em foco passou a ser não tanto as prisões secretas (cuja existência nunca viria a ser provada), mas antes o transporte ilegal de prisioneiros suspeitos de terrorismo e os chamados "voos da CIA", que, segundo a comissão do PE, foram uma prática corrente na Europa desde os atentados de 11 de Setembro de 2001, nos EUA.
Na A.R. o PCP vai apresentar um projecto de inquérito parlamentar para apurar responsabilidades no alegado transporte ilegal de presos para a base norte-americana de Guantanamo com a ajuda de Portugal., disse hoje à Lusa o deputado António Filipe.
"Na sequência das novas revelações constantes no relatório da organização britânica REPRIEVE, que indica que mais de 700 presos foram ilegalmente transportados para a base de Guantanamo com a ajuda de Portugal, o PCP decidiu reapresentar o pedido de inquérito que havia feito em 2006 para apurar responsabilidades", disse à Lusa António Filipe.
No relatório divulgado segunda-feira, a organização dos direitos humanos britânica refere também que pelo menos 94 voos passaram por território português, entre 2002 e 2006.
Em declarações à agência Lusa, o deputado do PCP lembrou que o partido já havia proposto uma comissão de inquérito para apurar as responsabilidades na utilização do espaço aéreo português dos voos da CIA para transporte ilegal de prisioneiros em 2006.
"Na altura a proposta foi recusada pelo PS e PSD com a justificação de que não havia suspeitas sérias sobre o assunto", referiu.

"A carroça á frente dos Bois"


Continua a saga no Ministério da Saúde. Depois de fechar várias dezenas de SAPs, lembraram-se que existem os Bombeiros e que estes não foram sequer chamados para participarem nesta tão "rica" reestruturação. Agora vão então fazer as tais ditas reuniões para limar arestas. Depois de casa roubada trancas na porta. Foi preciso morrer gente para que o Ministério desse o braço a torcer "um bocadinho". Num país onde os meios são tão escassos, como se pode desperdiçar estes homens e mulheres sempre prontos a socorrer, para além de mais são eles que conhecem no terreno as populações e são sem duvida a salvação de parte deste país desertificado e abandonado. De certeza que os Senhores Importantes cá do burgo desconhecem o país real, só devem conhecer o interior quando vão para as caçadas e para os seus "Montes Alentejanos", porque agora até é "Bem" ter casa nesses sítios.
Este Correia de Campos e mesmo um cromo da bola ou melhor dizendo um cromo sem caderneta, porque quem é que quer um gajo destes para a colecção.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Aumentos e Mais Aumentos !!!!!!!!


Aumento do Leite 15%
Aumento do Pão 21%
São talvez estes os bens de consumo mais importantes para as famílias portuguesas. Mas por incrível que pareça aumentam de uma maneira desproporcionada. Não entendo como pode a taxa de inflação se manter nos 2,5% como diz o nosso Ministro das Finanças, quando existe um aumento tão grande nestes bens de 1º necessidade. Para alem de nos matarem aos poucos fechando os hospitais, agora querem nos matar de fome.
Mas nem tudo esta mal em Portugal, o Benfica contratou mais um jogador o Makukula.

Fecha Público / Abre Privado


Não pretendendo aproveitar as mortes verificadas por estes dias, por falta de qualquer coisa que ainda ninguém sabe de quê. Venho aqui da minha tribuna dizer mais uma vez que é injusto e inqualificável aquilo que estão a fazer ao Serviço Nacional de Saúde. É preciso denunciar que nas referidas regiões onde encerram serviços públicos (Hospitais, SAP, CATUS, etc) estão a abrir hospitais privados e clínicas privadas. Realmente isto é muito fácil de entender: para que os privados ganhem dinheiro com a saúde é preciso que os serviços públicos encerrem.

Um exemplo de muitos já existentes: A maternidade de Chaves fechou porque não fazia mais que 1500 partos por ano. Pergunta: Como pode o Ministério da Saúde estar a preparar-se para dar o aval á abertura de uma maternidade privada ???

Percebo muito bem onde este (des)Governo quer chegar. Espero que todos os portugueses abram os olhos e entendam de uma vez por todas que este Senhores pura e simplesmente querem dar cabo do S.N.S. e entregar os cuidados de saúde á iniciativa privada. E os privados agradecem, nós coitados é que não. Por isso continuaremos a lutar pelo Serviço Nacional de Saúde tal como a Constituição da República Portuguesa o consagra. A saúde é um direito não deveria servir este tipo de especulações.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Marcha - Pela Liberdade e Pela Democracia


Dia 1 Março Todos os Comunistas devem de estar presentes, nesta Marcha de Protesto.Depois de aprovarem leis anti-democráticas sobre os partidos e do seu financiamento, da responsabilidade do PS e PSD, o Tribunal Constitucional solicitou o accionamento do preceito da lei dos partidos de fazerem prova de que têm mais de cinco mil membros.Tal solicitação logo acompanhada, no plano público, de pronunciamentos e intervenções que abrem para a devassa da vida e dos ficheiros dos partidos, admitindo a violação do principio de que cada pessoa tem o direito de dar ou não dar a conhecer a sua filiação partidária, constitui um elemento muito grave de ataque à liberdade de organização política. Estamos perante mais um passo no já vasto e preocupante condicionamento e limitação das liberdades e da democracia.A situação criada, indissociável da ofensiva contra os direitos económicos e sociais e culturais, exige que se diga basta.Basta de condicionamentos e limitações da liberdade e da democracia. Basta de injustiças.O PCP partido com uma intervenção ímpar na luta pela liberdade e a democracia, nas condições do regime fascista, na instauração e defesa do regime democrático, entende face à situação actual, alertar os democratas e o povo português e tomar vigorosamente posição.O PCP rejeita frontalmente todas as linhas que visem a limitação da liberdade de organização dos partidos políticos e da a devassa da vida e dos ficheiros partidários.O PCP declarou ter mais de cinco mil membros e anuncia agora a decisão de realizar no dia 1 de Março, a «Marcha: Liberdade e Democracia» que constituirá uma grande acção de protesto e afirmação democrática e simultaneamente um momento inequívoco de resposta a abusos e ilegítimas exigências.Nesta marcha os militantes comunistas irão participar, afirmando a defesa da liberdade e a exigência do cumprimento do projecto de democracia política, económica, social e cultural que a Constituição da República Portuguesa consagra. Todos aqueles que o entendam demonstrarão expressamente, incluindo com o seu cartão de militante, a sua qualidade de membro do Partido Comunista Português.Promovida pelo PCP, esta iniciativa é aberta à participação de todos os democratas, de todos aqueles que preocupados com a situação do país, querem um futuro de liberdade, democracia e progresso social. A marcha «Democracia e Liberdade» decorrerá no centro de Lisboa com comício final na Baixa.
(Texto tirado do Jornal Avante)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Mais uma Promessa não cumprida


Mais uma promessa não cumprida. O mentiroso prepara-se para anunciar ao país que o tratado de Lisboa vai ser rectificado pela via Parlamentar. Durante a campanha eleitoral o PS prometeu o Referendo, o PPD/PSD prometeu o referendo e inscreveram essa promessa nos seus programas eleitorais. Agora depois das coisas tratadas e como não interessa debater e informar o povinho do que realmente é este tratado faz-se um cozinhado entre os dois partidos e na A.R. aprovam o acordo que vai sem sombra de duvidas influenciar a vida futura de todos nós. Com a concordância do P.R. Cavaco Silva, todos eles estão a passar um atestado de estupidez aos Portugueses, pois nós servimos mesmo é para pagar impostos e fazer sacrifícios. A merda é toda igual o cheiro é que é diferente.

Lutemos todos para que se faça uma consulta popular e sejamos esclarecidos do que realmente é este tratado. Só assim faz sentido.
A democracia deve ser participada.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

"Puta que Pariu o Maldito Défice"


Dos 27 países da União Europeia os únicos que contrariam a tendência de descida do desemprego, são a Irlanda e claro está Portugal, mas nem por sombras nos podemos comparar a este país, se por cá, em Novembro, a taxa de desemprego alcançou os 8,2%, os irlandeses viviam com um valor muito mais baixo, de apenas 4,3%, de acordo com as estatísticas do Eurostat. De resto, na Europa, todos os países tinham menos pessoas sem trabalho do que um ano antes, excepto o Luxemburgo e a Roménia. Os dados do Eurostat, ontem tornados públicos, dizem ainda que, pela primeira vez, Portugal atingiu o mesmo valor de desemprego de Espanha, país onde há 25 anos era comum encontrar taxas acima dos 20%. Agora, a Europa vem confirmar o que o instituto português de estatística, o INE, tem vindo a dizer que ao longo dos últimos anos, por cá, o desemprego não pára de crescer enquanto que a nível Europeu o cenário tem feito o caminho oposto, ou seja, tem vindo a diminuir.
São quase meio milhão de desempregados. O nosso Primeiro prometeu 150 000 novos postos de trabalho. Onde estão eles ???
O que diz o nosso Primeiro a estes milhares de Portugueses que estão a passar tantas dificuldades ???
Ele diz que o défice esta controlado. E os desempregados dizem:
- Que se f.... o défice, nós não comemos com o défice, nem pagamos as contas com o défice, nem vamos ao médico com o défice, nem... .
"Puta que pariu o maldito défice."

Os "Velhos" que "Morram"


Vou voltar novamente ao tema do encerramento das urgências hospitalares. Ontem ao ouvir o Sr. Ministro da Saúde fiquei a saber que depois de este ter criado uma comissão para a reorganização a nível nacional das urgências e depois desta ter apresentado esse mesmo estudo ao Sr. Ministro de quais as urgências que devem fechar e quais os meios alternativos para fazer face a esse encerramento, ficamos todos a saber que o Sr. Ministro começa a Reforma do sistema pelo fim, quer isto dizer primeiro fecha e depois pensa em criar os meios alternativos propostos por esta mesma comissão.
De maneira nenhuma concordo com encerramento no interior do país de unidades de saúde, mas deixando este ponto de parte, como se podem fechar urgências sem que se tenham criado alternativas para as mesmas???
Como se podem tomar decisões politicas em fechos de infra estruturas de urgências ou SAPs, porque este ou aquele local não pertencem á cor politica do partido do Governo ???
Uma das perguntas que gostaria de fazer ao Sr. Ministro seria: Então se existe uma ambulância devidamente equipada para o socorro de um doente por exemplo com um principio de um enfarte (unidade com médico, enfermeiro e com equipamento), em Bragança, imagine Sr. Ministro se ao mesmo tempo em vez de um são dois doentes nesta situação ao mesmo tempo ??? Qual dos dois se escolhe para levar para o hospital mais próximo ??? (que fica a Km de distância)
Será que vai escolher estes doentes pelas idades ???
Então ficámos a saber que os mais velhos estão feitos. A idade neste país não é um posto é mais estorvo.
Para alem do Estado ainda lhes estar a pagar reformas ( de miséria), ainda querem cuidados de saúde ???
Os " velhos" que "morram".

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Continuêm a acreditar




O Ano chega e os aumentos também. Não os aumentos dos salários, mas o aumento do custo de vida. A partir do dia 1 a luz o gás os transportes, os bens alimentares ficam mais caros.
As subidas anunciadas ficam acima das perspectivas de inflação, recordamos que o Governo previu para 2008 uma subida de 2,1 por cento dos preços, mas os transportes públicos aumentam 3,9 por cento, as tarifas de luz sobem entre os 2,7 e os 2,9 por cento e o gás natural vai ver o custo final subir entre 1,2 e os 4,74 por cento, consoante a região do país. Isto para não falar já do aumento das taxas de juro que implica como sabemos o aumento dos encargos com as prestações da casa. O começo do ano é radioso e espera-se que os Portugas apertem mais o cinto. Será que estes fulanos não entendem que já não temos mais furos para apertar.
Estes aumentos que vão comprometer em 2008 a vida de muitos Portugueses, vão por certo colocar na miséria mais uns milhares de trabalhadores e reformados que vivendo com salários e reformas muito baixas.
Mas para o Primeiro Ministro e Presidente da Republica está tudo bem, a vida está a correr ás mil maravilhas, o défice está controlado e a julgar pelas mensagens de Ano Novo feitas por estes senhores tudo vai bem no país do faz de conta.
Só que o défice das famílias Portuguesas está ficar sem controlo. Claro está que nem todas vivem mal, mas a grande maioria vive, disso tenho a certeza.

Nos Casinos o Fumo é Diferente


Entramos em 2008 com a restrição de fumar em locais públicos. Ao cair das 12 badaladas os cigarros foram apagados na mesma altura em que os foguetes estalavam no ar. Quer dizer foram apagados..., mas nem todos. O inspector-geral da ASAE, Sr. António Nunes ter-se-ia esquecido do dia em questão e esfumaçando uma bela de uma cigarrilha comemorou a entrada de o novo ano na sala Prata do Casino do Estoril. Ao ler a noticia pensei - cigarrilha pode-se fumar, cigarro não.

Vêem agora dizer que a lei não é clara em relação a este tipo de actividade, diga-se a do Jogo. Convém esclarecer que se impunha uma lei que garantisse a protecção dos que não querem fumar o fumo dos outros e que o que está em causa são algumas das normas totalitárias da legislação e, neste caso específico, a forma como ela é posta em prática.

Dei-me ao trabalho de visitar o site da Direcção-Geral de Saúde e este é bem explícito : proibido fumar "nas salas e recintos de espectáculo e diversão", bem como "nos estabelecimentos de restauração, de bebidas ou dança". Que eu saiba os Casinos entram nesta descrição.

Parece que temos mais uma lei feita só para alguns, infelizmente já começamos a estar habituados a este tipo de situações.

Nos Casinos o Fumo é diferente.